quinta-feira, 23 de julho de 2009

CONSUMO DE OXIGÊNIO – By José Carlos da Silva

CONSUMO DE OXIGÊNIO – VO2 MAX.

Há muitos anos, o consumo de oxigênio ao máximo do exercício, denominado VO2 Máx., foi considerado ter boa correlação com o grau de condicionamento físico e tem sido aceito como um índice da aptidão total do corpo. A capacidade de absorver oxigênio relaciona-se não só com a eficiência dos pulmões, mas também com a capacidade do coração e sistema circulatório de transportar o oxigênio e com a capacidade metabólica dos tecidos.

Fatores Determinantes e Limitantes

Nossa capacidade de realizar atividade física de média e longa duração depende principalmente do Metabolismo Aeróbio. Assim os índices mais utilizados para avaliar esta capacidade é o consumo máximo de oxigênio VO2 Máx.

Embora o consumo de oxigênio VO2 em repouso seja similar entre indivíduos sedentários e treinados, durante o esforço máximo os indivíduos diferenciam-se com vantagem acentuada para os treinados em média duas vezes melhor.

Mas o que mesmo o VO2 Max?

Todos precisamos entender sua importância diante do diferencial chamado Treinamento: durante o exercício a necessidade de oxigênio para atender a necessidade dos músculos ativos pode aumentar muito em relação ao repouso, enquanto que para a musculatura inativa o consumo de oxigênio permanece inalterado.

Evidentemente, constam mecanismos que determinam o aumento do fluxo de sangue durante o exercício especificamente para a musculatura em atividade...

José Carlos da Silva

Educador físico especializado em Fisiologia do esporte e Ciencia do treinamento Esportivo.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Exemplo da utilidade do VO2máx

Imagine um homem sedentário que decide virar atleta profissional e fazer das corridas o seu ganha-pão? Ele faz um teste ergoespirométrico e seu VO2máx fica em torno de 35mL/kg/min, o que não é uma marca ruim para um sedentário.

Por ser sedentário, seu VO2máx pode aumentar por volta de 30% com o treinamento, o que daria um valor aproximado de 45mL/kg/min. Este valor de VO2máx é bom se comparado à população em geral, mas muito abaixo do índice dos melhores maratonistas, que gira em torno de 70mL/kg/min. Isso significa que dificilmente ele conseguiria resultados expressivos em provas, ou seja, talvez fosse melhor que ele escolhesse outra carreira.

Mas isso não significa que este indivíduo não possa completar uma maratona. Claro que pode. E mais, se continuar com os treinos, consegue até superar suas próprias marcas.

É pelo fato do VO2max ser genético, que algumas pessoas, com apenas um pouco de treino, conseguem alcançar “tempos” que para nós, meros mortais, só com muito treino e às vezes, nem assim.

Leituras complementares

O que é o VO2 máximo?

Como calcular o VO2 máximo?

Avaliador do VO2 máximo

Como melhorar seu VO2 máximo?

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign