quarta-feira, 1 de julho de 2009

Artigo do Da Silva: Frequência Cardíaca (continuação)

Dando continuidade a série de artigos do Professor Da Silva, veja abaixo continuação do artigo sobre Frequência Cardíaca:

Sendo o coração o principal órgão para qualquer que seja nossa decisão, precisamos então cuidar muito bem desse músculo.
Vejam só: vários fatores incluindo o tônus venoso, posição do corpo, volume sanguineo e profundidade respiratória controla o retorno do sangue venoso ao coração e ele responde bombeando para circulação arterial qualquer volume fornecido pelo lado venoso.
O volume de sangue por bombeamento em milímetros é chamado Volume Sistólico.
O débito cardíaco total (medido em litro por minuto) é o volume sistólico. Casualmente 50 a 80 ml de sangue multiplicado pela freqüência cardíaca.
Por exemplo se cada batimento bombeasse 80 ml e houvesse 70 batimentos por minuto o débito cardíaco seria 80X70 = 5600 ml ou 5,6 litros de sangue por minuto.
Este é o valor médio para o adulto em repouso.
O débito aumenta com o exercício, dependendo da eficiência do organismo, até 30 litros por minuto em indivíduos bem condicionados.
A capacidade individual de aumentar seu volume de bombeamento é o fator limitante mais importante para aumentar a capacidade física de trabalho.

José Carlos da Silva
Educador Físico especializado em Fisiologia do Exercício e Ciência do Treinamento Desportivo

Tomo a liberdade de sugerir as seguintes leituras complementares:

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign