terça-feira, 30 de junho de 2009

A Maratona imita a Vida?

Durante os 45 minutos do percurso de ônibus entre o Aterro do Flamengo (Chegada) e o Recreio dos Bandeirantes (Largada) conversei com um, até então, desconhecido corredor de 29 anos de maratonas.
Tive, portanto, a oportunidade de receber, naquele intervalo de tempo, um pouco daquela experiência de vida como corredor e ser humano.
Como ele mesmo se declarava ter uma visão romântica das maratonas, vou tentar manter-me fiel aos pontos por ele levantados (o que não deve ser difícil para mim):

A Maratona imita a Vida?
Às vezes nossas vidas é uma maratona de coisas a fazer e, às vezes, uma maratona leva uma vida até se completar...
São 42,195 Km enfrentados individualmente por cada maratonista (você negociando com você mesmo!). Mesmo que várias outras pessoas estejam presentes (correndo, apoiando, aplaudindo ou simplesmente assistindo), uma maratona é um desafio pessoal que cada um ao enfrentá-la vai ter que passar por bons e difíceis momentos até a gloriosa linha de chegada.

Fazendo-se uma rápida comparação com a vida de qualquer pessoa, temos justamente as mesmas coisas: um trajeto a percorrer, onde não sabemos o que vai acontecer, nós preparamos sempre para o pior e seguimos em frente para linha de chegada. A linha de chegada tanto da vida como da maratona todos nos conhecemos...

Neste trajeto contamos com família, amigos (clube de corrida), professores (treinadores) e apoiadores (muitas vezes pessoas que nunca vimos antes e nos ajudam nas horas mais difíceis a irmos em frente). Como em nossas vidas, todas essas pessoas são importantes para continuarmos andando (correndo) e atingirmos nossa meta (linha de chegada).

Tanto na Maratona como na Vida, mais cedo ou mais tarde, todos são cobrados... Acredito que seja essa a razão que nos motiva a enfrentar desafios cada vez maiores: Provar para si próprio que os limites existem somente onde nos os colocamos!

Na Maratona várias pessoas nos ultrapassam e nos dão a impressão que estão bem e que não mais a veremos, entretanto, para nossa surpresa cruzamos com algumas delas mais tarde... E, dependendo da situação, ela poderá estar bem mais lenta, talvez andando ou o pior: desistido...

Esforço na preparação, plano de ação, concentração e determinação são fundamentais para o sucesso tanto na Maratona como na Vida... Mesmo sendo única a Vida tem-se (como na Maratona) oportunidade de se melhorar o tempo como ser humano; basta se querer!

Palavras de encorajamento como: “Força!”, “Falta pouco!”, “Esquece a dor!”, “Você esta muito bem!”, “Parabéns!”, “Você esta chegando” e etc. São sempre ditas nos momentos mais difíceis de nossas vidas como durante uma maratona... A solidariedade humana é grandiosa!

A Maratona realmente imita a vida e é por isso que devemos sempre respeitá-la com muita paciência e humildade.

Viva a Maratona!
Viva a Vida!
Dê MAIS Vida a Maratona!

Bons Treinos!


Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign