quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Novo estudo descobriu que a atividade física ajuda na limpeza do corpo

Entre os inúmeros e já comprovados benefícios que a atividade física regular fornece ao corpo humano, aqui está mais um recentemente descoberto pela Ciência:
Um novo estudo publicado no mês passado na revista Nature e conduzido na Universidade do Texas Southwestern Medical Center, em Dallas descobriu que a atividade física regular aumenta a remoção de lixo do corpo.

Durante muito tempo os cientistas reconhecem que o desgaste diário de apenas viver é suficiente estresse sobre o corpo para esgotar e quebrar os componentes celulares.

Na maioria dos casos, as células diligentemente varrem essa sujeira. Elas reciclam esse lixo para utilizá-los como combustível, através de um processo conhecido como autofagia, isto é, as células criam membranas especializadas para engolir o lixo para dentro do citoplasma celular, levando-o a uma parte da célula conhecida como a lisossomo, onde o lixo é quebrado e depois queimado pelas células para produzir energia.

Sem este eficiente sistema, as células podem se tornar sufocados com lixo causando o mau funcionamento ou mesmo morrendo. Nos últimos anos, alguns cientistas começaram a suspeitar que os mecanismos defeituosos de autofagia contribuam para o desenvolvimento de uma gama de doenças, incluindo diabetes, distrofia muscular, Alzheimer e câncer. A desaceleração da autofagia com a chegada d a meia-idade também está sendo acreditado como um fator no envelhecimento.

Na autofagia, a célula elimina organelas velhas e se alimenta desse material que ela mesmo expeliu. Em outras palavras, é um processo de “reciclagem” das células, que permite que elas se adaptem às mudanças nas demandas energéticas e nutricionais do corpo

Vamos que vamos...


Em biologia celular, autofagia, ou autophagocytosis, é um processo catabólico que envolvem a degradação dos próprios componentes de uma célula através do mecanismo lisossômico. É um processo altamente regulados que desempenha um papel normal no crescimento celular, desenvolvimento e homeostase, ajudando a manter um equilíbrio entre a síntese, degradação e posterior reciclagem de produtos celulares. É um importante mecanismo pelo qual uma célula fome realoca nutrientes de processos desnecessários para mais essenciais processos.

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign