terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Aonde você vai?


medium_monkssun.jpg


Os mestres Zen estimulam seus discípulos a superar uns aos outros em debates que desafiam a inteligência. Um discípulo faz perguntas até conseguir que o outro responda alguma tolice. Cada um tem muito cuidado ao responder até às perguntas mais simples, pois ninguém quer cair na armadilha de suas próprias palavras.

Havia dois templos Zen que ficavam muito próximos um do outro. Todas as manhãs, cada um deles enviava um discípulo à feira para comprar legumes. E os dois meninos sempre se encontravam no caminho.
-- Aonde você vai? – certo dia um deles perguntou ao outro.
-- Vou aonde meus pés estão me levando – respondeu o segundo.

Essa resposta deixou o primeiro menino perplexo. Não conseguia pensar em outra pergunta que pudesse confundir o segundo menino. Ao voltar da feira, ele contou ao mestre o que havia acontecido.
-- Amanhã – disse o mestre --, faça-lhe a mesma pergunta. Ele dará a mesma resposta, então você poderá confundi-lo dizendo: “Supondo que você não tivesse pés, aonde iria?”

Na manhã seguinte, o primeiro menino perguntou:
-- Aonde você vai?
O segundo respondeu:
-- Aonde o vento está soprando.

O primeiro menino atrapalhou-se de novo. Não soube o que dizer. Chegando em sua casa, falou com o mestre sobre essa segunda derrota.
-- Amanhã, pergunte a ele aonde estaria indo se não houvesse vento – disse o mestre.

No dia seguinte, os meninos se encontraram mais uma vez.
-- Aonde você vai? – perguntou o primeiro.
-- Vou à feira comprar legumes – respondeu o segundo.



Este conto faz parte do lindo livro de coletânea Contos Budistas, recontados por Sherab Chödzin e Alexandra Kohn, belamente ilustrados por Marie Cameron, editado no Brasil pela Editora Martins Fontes, tradução de Monica Stahel, São Paulo, 2003

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign