terça-feira, 24 de maio de 2011

Não tentem repetir...

Após correr 365 maratonas em um ano, belga avisa: 'Não tentem repetir'

Stefaan Engels completou um dos maiores feitos da história do esporte em fevereiro deste ano ao percorrer 15.401 quilômetros em mais de dez países

Completar os 42,195 quilômetros de uma maratona ao menos uma vez na vida certamente é o sonho de muitos corredores. Alguns conseguem e vão em busca de desafios cada vez mais difíceis. Foi o caso do belga Stefaan Engels, que decidiu realizar um dos maiores feitos da história do esporte:correr 365 maratonas num intervalo de um ano entre 2010 e 2011. Para isso, cruzou mais de dez países e percorreu a distância nada cômoda de 15.401km correndo até cruzar a última linha de chegada, em Barcelona, no dia 5 de fevereiro.

Asmático quando jovem, o belga de 50 anos, que chegou a ouvir dos médicos que não poderia praticar nenhuma atividade física extenuante, começou na modalidade aos 25 anos e hoje não se cansa de bater recordes. Além da recente façanha, Stefaan completou o equivalente a 20 Iron Mans (prova de triato que engloba 42km de corrida, 3,8km de natação e 180km de ciclismo) em 2008. Ele só não aconselha que tentem repetir seus feitos.

- Não digo para ninguém tentar repetir essas coisas. Mas todo mundo deveria fazer alguma atividade física. Está provado que é bom para o corpo e para a mente. Uma pessoa pode tentar correr um quilômetro por semana e fazer outra meia hora de natação. Além disso, não precisa se prender a esses esportes especificamente, pode tentar outros - garante.

O início do desafio, no entanto, não saiu exatamente como o esperado. Após começar a aventura no dia primeiro de janeiro de 2010, ele sofreu a primeira baixa 18 dias (ou maratonas) depois por conta de uma lesão no pé. Sem condições físicas, precisou deixar o desafio de lado para se recuperar. Coincidência ou não, 18 dias depois, em 6 de fevereiro, o “Maratona Man” partiu de Ghent, sua cidade natal, para recomeçar a jornada.

Da cidade belga para o mundo. A partir de então, Stefaan participou de 12 maratonas nos Estados Unidos, Canadá, México, Espanha, Portugal, Itália, Holanda, Alemanha, Grécia e Reino Unido. Quando não era uma prova oficial, a tarefa foi percorrer e registrar tudo como manda o protocolo, para superar de longe a marca do antigo dono do recorde, o japonês Akinori Kusuda, que completou 52 maratonas consecutivas em 2009.
- O pior momento foi no México, onde corri num ar poluído a 2.000 metros de altitude acima do mar e, ao mesmo tempo, tive uma intoxicação alimentar - diz o corredor, que não sofreu nenhuma outra lesão mais séria após o problema inicial.

A matemática do desafio

3h23m
Tempo da maratona mais rápida
6h45m
Tempo da maratona mais demorada
15.401km
Distância percorrida
12 kg
Peso perdido no ano
1.000.000 kcal
Foi o que ele gastou
25
Pares de tênis usados
1.500 litros
Foi o suor eliminado durante todo o desafio

O corredor belga usou um aparelho de GPS e ainda consultou seu patrocinador para definir todas as rotas. A mais rápida de todas foi a primeira, em Ghent, onde completou o trajeto em 3h23m. A mais lenta demorou 6h45m, enquanto a média das corridas esteve na casa das 4h. Somados, os números do feito impressionam. Além de ter percorrido 15.401 quilômetros, ele perdeu 12 kg, precisou usar 25 pares de tênis, gastou mais de um milhão de calorias e eliminou 1.500 litros de suor.

Tudo isso só foi possível por conta de uma estrutura física propícia para desafios de resistência e muito treinamento. Além disso, uma boa composição psicológica foi fundamental para quem mal terminava uma prova de extremo desgaste e já tinha que se preparar para outra no dia seguinte. Isso mais de 300 vezes.

- Meu corpo está acostumado a fazer essas coisas extremas e pratico de esportes de resistência há anos. Além disso, minha família e meus amigos me acompanharam durante todo o ano. Não deixei de lado nenhum deles para este desafio - acrescenta Stefaan, que completou sua maratona mais rápida em 2006, com o tempo de 2h57m, em Amsterdã.

Sem planos para novas aventuras, ele lançou recentemente um livro sobre as 365 maratonas e prefere agora espalhar mensagens de apoio ao redor do mundo.

Por 
Lucas Loos

Um comentário:

Bons Km disse...

ahhh mas não se preocupe, não tentarei repetir de maneira nenhuma...
mas que incrível né, até aonde o corpo humano pode chegar???
impressionante.
Bjos
Ju

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign