domingo, 22 de maio de 2011

Na semana do ironman, treinar ou descansar?

Hoje estamos  a uma semana do Ironman Brasil e sempre aparece a mesma pergunta:
Treinar ou Descansar?

O artigo abaixo do Vinicius Santana - Ironguides.net  discute essa questão:
  
Com frequência vejo atletas se preocupando demais com o que fazer na semana da prova. Ficam estressados se não conseguem cumprir a risca sua planilha de treinamento, e acabam comprometendo sua performance no dia da prova com alguns erros desnecessários.
Mas o que fazer na semana da prova? O quão importante é o treino? É possível descansar “demais”?
De uma maneira geral, o que vai determinar o sucesso de seu Ironman, foi a consistência de seus treinos nos 4-5 meses anteriores à prova, e não a semana da prova.
Já vi casos de atletas que sofreram um acidente e ficaram a semana inteira sem fazer praticamente nenhuma atividade, e no dia do Ironman tiveram a melhor prova de sua vida. Ao mesmo tempo, outros atletas preferem continuar com uma carga de treinos um pouco mais alta e isso também funciona para alguns uma vez que tira um pouco da ansiedade, pois encaram o Ironman apenas como mais um treino longo ao final da semana.
O importante é desenvolver sua própria rotina pré-prova, entender o que lhe faz bem ou não, desenvolver autoconhecimento para aquela situação, para que aos poucos você fique confiante na véspera da prova e isso vai evitar exageros (treinar demais ou de menos). Claro que isso leva tempo e experiência, portanto, provas mais curtas ao longo do ano são uma boa oportunidade para testar o que funciona ou não.
Isso tudo explicado, existem algumas regras gerais que são benéficas para a maioria dos atletas.
• Mantenha-se ativo e relaxado! Seu objetivo na semana da prova é descansar, mas sem deixar seu sistema aeróbico e muscular desligar. Faça treinos curtos e frequentes, 20 a 40 minutos com algumas acelerações em ritmo de prova para ativarem sua musculatura e manter sua técnica específica, mas nada muito longo ou muito forte que lhe vá tirar muita energia.
• Evite fazer um descanso total no dia antes da prova. A melhor opção é fazer o day off 2 dias antes da prova, e no dia anterior faça algo leve apenas para acordar seu corpo, seja um giro de 20min, ou 2-3 treinos curtos de 10-15min, um em cada disciplina.
• Procure manter sua rotina de sono e alimentação na semana da prova. A famosa prática da super compensação é algo que geralmente acontece de forma natural na semana da prova, pois com os volumes de treino reduzidos, você acaba comendo mais do que precisa, por isso evite os exageros com alimentação na véspera da prova.
• Evite se empolgar demais com o evento! Controle a empolgação pré-ironman. O “circo” do ironman é parte da prova, é a “Disneylândia” dos triatletas. Mas isso não significa que você precisa respirar Ironman o dia inteiro na semana da prova. Limite o tempo gasto na EXPO, cuidado para não ficar caminhando demais ou em pé por muito tempo.
E por último, relaxe e curta a experiência. O Ironman nada mais é do que um longo dia de treino coletivo com aid-stations. Qualquer tipo de pressão ou ansiedade vem de você
Boa prova!

Estamos a caminho do Ironman Brasil...

Um comentário:

Bons Km disse...

E boa Prova!
Eu admiro muito os triatletas acho incrível o que eles são capazes de fazer...
Bjos Alberto
Òtima semana...
Ju

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign