quinta-feira, 26 de maio de 2011

Estratégias (e cuidados) para a maratona no Ironman Brasil

Durante todo esse tempo de preparação para o IM 2011 ainda não tinha "postado" nada em relação a Maratona... Como ultramaratonista acredito que eu estava inconscientemente colocando-a em um terceiro plano... Um tremendo erro!!!

Mas, ainda dá tempo de corrigir... Colocando neste "post" alguns cuidados básicos que não devem ser esquecidos...
"Vamo que vamo!!!"

A maratona de um Ironman, não é uma corrida rápida. Para termos uma noção, um bom triatleta, corre a parte da maratona em torno de 3 horas. Para os bons corredores, essa não é uma marca expressiva, visto que terminam essa distância em torno de 2 horas e 15 minutos. Portanto o mais importante numa maratona de Ironman é a consistência e a solidez de sua corrida.

Algumas estratégias para o Ironman Brasil:
(Vou colocá-las em prática!!!)

1) Dividir para somar: A maratona é dividida em três voltas, então, a separe mentalmente em 3 partes; na 1ª volta que tem 21km faça com intensidade fácil para acostumar o corpo após o longo ciclismo, na 2ª volta que tem 10.5km encaixe seu ritmo moderado e na 3ª e última volta que também tem 10.5km, se possível aumente o esforço de moderado para forte, mesmo que isso não signifique aumento no ritmo (velocidade) devido à fadiga.

2) Caminhar para correr melhor: Uma ótima opção, principalmente para quem está estreando na distância é caminhar em todos os postos de abastecimento para ter certeza que conseguirá ingerir líquidos e alimentos (gel, cápsulas de sal, gatorade, etc). Tenha atenção à nutrição e hidratação, diminua o ritmo ser for necessário para conseguir digerir o que come.

3) Hidratação/Alimentação: Optar por comer algo diferente do que comeu no ciclismo, para não ficar enjoado e sem vontade de comer. Alimentos líquidos são mais práticos e fáceis de ingerir durante a etapa de corrida.

4) Diminuir o tamanho de cada passo: Sair da transição devagar, porém com um alto ritmo de passadas, pois suas pernas estarão cansadas e isso diminuirá o tamanho de cada passo o que ajudará a minimizar a atuação das musculaturas que foram muito solicitados durante o ciclismo.
Tente correr “suavemente” para minimizar o impacto. É importante estar focado na sua estratégia e no seu objetivo, para isso, sugiro que conte seus passos frequentemente para manter a concentração na corrida.

5) Comforto: Faça a prova com o mesmo par de tênis que usou nos seus treinos longos e também não use meias novas, você vai precisar de conforto e tem que estar habituado com tudo que irá utilizar nesse dia.
Deixar um agasalho ou um “manguito” na sacola de "special needs", pois no fim da tarde e à noite normalmente faz frio.

6) Motivação: Evite as palavras: não, difícil, dor, “travei”, “quebrei”, etc. Tenha pensamentos positivos! Lembre sempre de tudo que passou para chegar até ali e de como ficará satisfeito e feliz ao final festejando com seus amigos e familiares. Visualize-se correndo sobre o tapete azul, cruzando a linha de chegada e realizando o sonho de ser um IRONMAN FINISHER!

Fonte:
Rodrigo Tosta, Coach – Rio de Janeiro, Brasil
http://www.ironguides.net/br

2 comentários:

Bons Km disse...

Estou torcendo por você Alberto...
Vai ser uma ótima prova...
Bjinhos
Ju

YARA CASTRO - NUTRICIONISTA disse...

Boa Sorte Alberto!!!
Força total!

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign