Se você vai encarar o Ironman Brasil logo agora em maio e é a sua primeira prova de triathlon na vida, não leia esta matéria. Deixe para depois!
Com o crescimento do Triathlon no mundo e, mais ainda, o crescimento de esportes de endurance, vemos que atletas optam por este tipo de prova muito cedo. Será que isto é um fator positivo ou negativo?
Vou listar aqui alguns aspectos que acho muito importantes para o Ironman. Com a experiência adquirida ao longo de 22 anos dedicados a este esporte, sendo 22 anos como atleta e os últimos 10 também como treinador, pude observar uma mudança grande de comportamento humano, no que se refere às competições.
Quando ouvíamos falar em Ironman, no final década de 80 e início de 90, era algo muito distante, era algo para super homens, ou super mulheres, que no caso, sempre na mídia, Fernanda Keller. 'O quê, eu fazer um IM, coisa de maluco!!' Maluco ou não, víamos no Fantástico as grandes atuações de Fernanda no Havaí.
Com o surgimento da prova em Porto Seguro, com pouco mais de 100 atletas, pude observar que já era algo tentador. Com a saída da prova de Porto Seguro e ida para Florianópolis, a Ilha da Magia, a prova se tornou maior a cada ano que se passava, e atingindo seu ápice aos 10 anos com quase 2000 atletas de diversas nações.
Mundialmente falando, havia naquela época a prova - o Ironman do Havaí - tão cobiçada, mas para poucos. O tempo se passou e o crescimento levou a termos provas em todos os continentes, 26 para ser bem exato, e a cada ano temos o surgimento de 1 ou 2 provas novas no calendário.
Bom, deixando a história um pouco de lado, vamos aos aspectos dos quais vou me ater; fazer um Ironman logo “de cara”??
Acho que com esta motivação por grandes desafios os atletas acabam por ignorar a sequência lógica:
- Depois de algum tempo treinando, e quando seu corpo mostrar que está adaptado às mudanças de modalidade, entre os aspectos técnicos, você deverá iniciar com as provas curtas, sprints ou shorts. De 6 meses a 1 ano depois, encare o circuito em distâncias olímpicas, pode até fazer um ½ Ironman no final do ano. Mais 1 ano para fazer 2 a 3 Meio Ironmans, podendo até encarar uma maratona no 1º semestre, para te dar mais confiança, mas que não é muito necessário.
Enfim, a meu ver, seja em qualquer idade, mesmo aqueles que se acham lentos e não querem encarar uma prova mais rápida, é importante passar por todas as metragens.
Conheço atletas que encararam um Ironman logo de primeira, é só fizeram essa prova na vida. O triathlon é um esporte magnífico que garante uma longevidade, temos categorias até 80 +, você já se viu competindo nessa idade com qualidade de vida? Pois é, atropelando os passos, você talvez não tenha esse prazer!
Pense bem!
Bons treinos!
Postado por: ativo.com
Então....Tenho somente alguns meses de contato com o Triathlon, onde tive a oportunidade de fazer um short (Troféu Brasil - Nov, 2010), um olímpico (Internacional de Santos - Fev, 2011), um long distanc(Caiobá - Abr, 2011) e agora no final de Maio vou encarar o IM...
Nenhum comentário:
Postar um comentário