O estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que vegetarianos ou veganos têm menor risco de desenvolver a catarata comparados aos que consomem carne.
Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, mostraram que vegetarianos e veganos possuiam 30% a 40% menos chances de desenvolver catarata do que as pessoas que consumiam muita carne. Outros fatores associados à catarata estão o tabagismo, o diabetes e a exposição à luz solar.
Os pesquisadores estudaram dados sobre 27.670 pessoas que participaram do European Prospective Investigation in Cancer and Nutrition, estudo. Todos os participantes tinham mais de 40 anos, e participaram da pesquisa sobre alimentação entre 1993 e 1999. Entre 2008 e 2009 foi verificado o desenvolvimento de catarata em cerca de 1.500 pessoas.
Os participantes foram divididos em grupos de acordo com a quantidade de carne que consumiam:
- Maior consumo de carne: 3,5 gramas ou mais por dia.
- Médio consumo de carne: 1,7-3,4 gramas por dia.
- Baixo consumo de carne: menos de 1,7 gramas por dia.
- Consumidores de peixes: Aqueles que comiam peixe, mas não a carne.
- Vegetarianos: Aqueles que não comem carne ou peixe, mas comem produtos lácteos e/ou ovos.
- Vegans: Aqueles que não comem carne, peixe, lacticínios ou ovos.
Resultados: Em comparação com aqueles que comeram mais carne, os riscos de desenvolver cataratas foram menores para todos os outros grupos. Para os que tinham um médio consumo de carne tiveram um risco diminuído de catarata de 4%, os com baixo consumo de carne risco reduzido de 15%, já os que consumiam peixes de 21%, 30% os vegetarianos e 40% os vegans. Os resultados foram postivos entre homens e mulheres.
Fonte: WebMD
Nenhum comentário:
Postar um comentário