Que venha Caiobá e a pergunta que também vai antecipar o IM de Floripa:
Como transportar a bike com segurança?
Para transportar sua bicicleta com segurança é necessário que ela esteja bem protegida. Por isso é fundamental que a bike esteja semi-desmontada (sem rodas, pedáis e guidão), devidamente protegida por plástico bolha ou papelão, antes de ser colocada numa caixa de papelão padrão para bicicleta ou mala-bike ("case" duro ou de lona). Esse é o padrão para transportar sua bicicleta como bagagem convencional, evitando pagar taxas extras e problemas para conciliar com os demais transportes coletivos.
AVIÃO - No Brasil, de acordo com as novas regras da Agência Nacional de Aviação Civil -ANAC- as companhias aéreas são proibidas de cobrarem taxa adicional para o transporte de bicicleta, isto é, transportar a bicicleta no avião é GRATUITO! Vale lembrar que o limite de bagagem por passageiro são dois volumes de até 23kg (regra para classe econômica, na executiva são permitidos 30kg). Qualquer bagagem extra a isso será cobrado de acordo com a regra de cada companhia aérea.
ÔNIBUS - O transporte da bike em ônibus intermunicipais e interestaduais é permitido, já que a bicicleta é considerada uma bagagem convencional quando desmontada (protegida) e devidamente embalada. No entanto, na viação não existe regra específica para o transporte de bicicletas e, às vezes, o ciclista depende do bom senso e humor do próprio motorista. Por isso para evitar surpresas a dica consultar com antecedência a empresa que você fará a viagem para saber os horários mais tranquilos, já que o espaço do bagageiro do ônibus é mais limitado.
Dicas importantes:
(coletadas em sites especializados)
-Desmonte a bicicleta, preferencialmente limpa e revisada, retirando as rodas, pedáis e deixe o guidão alinhado paralelamente ao quadro;
-Proteja os manetes e trocadores e isole o cassete para não danificar outras partes;
-Esvazie os pneus e suspensões para evitar que a pressão atmosférica danifique os equipamentos, não transporte cartucho de CO2.
-Para adeptos aos freios à disco, retire os rotores para não entortar e fixe as pinças, por exemplo, com papelão;
-Retire também a ganheira do câmbio traseiro. Prefira soltar com cuidado o parafuso da gancheira da parte do quadro ao invês do lado do câmbio;
-Caso necessite, procure uma loja especializada para fazer a semi-desmontagem.
Estou em dúvida se compro uma mala-bike da Curtlo (foto abaixo) ou se utilizo o plástico bolha (foto acima)
Alguma sugestão???
2 comentários:
Salve alberto.
Falei sobre isso com o max, da kona bikes, na sexta.
Ele acha melhor envolver com aquela protecao de mala q tem no aerporto e nao desmontar nada.
Assim, as pessoas enxergam melhor o q tem dentro e tomam mais cuidado.
Mas, vamos ver o q o vagner acha.
Olá Amigo,
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Abraços, bons treinos.
Gerson
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