quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Por que você acha que não está preparado para um triathlon - e por que você está errado




"Eu não estou tão em forma assim"
Na verdade, você não tem que ser um maníaco por endurance para treinar para um triathlon - e nem precisa ser um corredor, ciclista ou nadador excepcional. "Nunca há um ponto de início que é mínimo demais", diz o treinador e hexacampeão do Ironman do Havaí, Mark Allen. O segredo é ficar longe dos programas que prometem uma preparação rápida e permitir tempo suficiente para treinar para o dia da corrida - pelo menos três meses, ma, preferivelmente, uns cinco. "Assim você se prepara gradualmente para que seu corpo possa se adaptar e não sofrer lesões", diz Mark.
"Eu nado como uma pedra"
Bem-vindo ao clube. "A maior fraqueza da maioria dos triathletas é o nado", afirma Matt Dixon, treinador de Triathon de elite. "A maior parte dos competidores não possui um histórico muito dedicado a natação. O primeiro passo? Use nadadeiras em suas primeiras semanas de piscina. "Você vai focar-se em relaxar e estabelecer uma boa posição corporal", ensina Matt. O segundo é: faça aulas de natação para aprender a técnica correta, pois isso ajudará você a se manter calmo e a respirar de forma eficiente.
"Eu não tenho tempo para treinar"
É preciso menos tempo que você pensa. O segredo para o treinamento realista do triathlon é treinar como se fosse um só esporte, e não três. "Esse treino tem que caber na sua vida", diz Matt. O que significa focar-se em um treino de corrida, de bicicleta ou de natação por dia, cinco ou seis dias por semana, guardando seus treinos duplos com natação/corrida ou bicicleta/corrida para dias-chaves mais adiante em seu treinamento.
"Detesto treinar sozinho"
Você pode achar que é mais difícil encontrar parceiros de treino quando se treina três esportes em vez de um. Mas, na verdade, você tem um grupo muito maior de parceiros. Há muitas assessorias que treinam triathletas em todo o país. Encontre uma perto de você. "Treinar com os outros é uma ótima maneira de fazer amigos, e você ainda recebe dicas preciosas" diz Linsey Corbin, triathleta de elite.
"Eu não tenho uma bicicleta top"
Você não precisa de uma. Embora você veja bicicletas de triathlon de fibra de carbono de R$ 20 mil, essa é a última coisa que um triathleta iniciante precisa. "Pegue qualquer bicicleta que tiver na garagem e use-a para começar", diz Mark.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Erros mais comuns no Triathlon
(Eu cometo 2 dos 3 erros... Advinhem quais são!)
Os três erros mais comuns cometidos por triathletas de primeira viagem, de acordo com Mackenzie Madison, treinador

1-Nadar somente em piscinas. "Certifique-se de experimentar o mar aberto, represas, para se sentir confortável no dia da competição.

2-Não praticar transições. Ensaie a retirada de sua roupa de Natação, subir e descer da bicicleta e trocar as sapatilhas para os tênis de corrida para tornar isso automático.

3-Nunca acertar o seu ritmo. Não importa o quão rápido ou lento os outros são. "Você precisa ter uma idéia do ritmo que pode manter nas distâncias de sua corrida."

Fonte: Revista go Outside

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala Alberto!

Excelente post! Eu me achava um cara completamente distante dessa modalidade e agora posso dizer que é algo para se pensar pro futuro!

Você vai Correr a Corrida da Lua sábado agora?

abraços

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign