sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Equipamentos básicos para o Triathlon

São tantas "coisinhas" que eu até me perco...  São todas realmente necessárias?


ROUPA DE NEOPRENE:
Ideal para as águas frias e também para melhorar a flutuabilidade durante a natação. Seu uso vincula-se a temperatura da água, mas, normalmente é liberada para triatletas amadores. Existem no mercado roupas específicas para o triathlon nos modelos feminino e masculino.


ÓCULOS DE NATAÇÃO:
Visa à proteção dos olhos.

TOUCA DE NATAÇÃO:
De uso obrigatório nas provas de triathlon e normalmente fornecida pela organização da prova, tem uma cor diferente para cada categoria.


BICICLETA:
Existem bicicletas específicas para triathlon, que, entre outras características, proporciona melhor posição aerodinâmica para o triatleta. O ângulo do tubo vertical é maior que nas bikes de ciclismo, variando entre 73° a 78°, cujo objetivo é preservar determinados músculos que serão mais exigidos posteriormente durante a corrida, principalmente em provas longas.
Para um iniciante no triathlon esses detalhes podem não fazer diferença, então uma bicicleta de ciclismo de estrada normalmente acaba sendo uma excelente opção.
Outros detalhes que podem fazer diferença são as utilizações de clipes, rodas e pneus específicos, etc.

CAPACETE:
De uso obrigatório nas provas de triathlon, tem como objetivo preservar a cabeça em casos de quedas.




SAPATILHAS:
Também existem sapatilhas específicas para triathlon. O principal objetivo de seu uso é otimizar a eficiência da pedalada, de forma que não seja dissipada a força gerada pelos músculos.




ÓCULOS:
Usado durante o ciclismo e corrida, serve para proteger os olhos do sol, vento e poeira.

TÊNIS:
Existem diversos tipos de tênis, devendo ser usado o adequado ao tipo de pisada. Para o triathlon o ideal é que seja usado aquele que possui sistema de amarração próprio para uma transição rápida do ciclismo para a corrida.

RELÓGIO:
Deve ser usado principalmente para controle do tempo, da freqüência cardíaca, etc.

ROUPAS:
Normalmente as mulheres usam maiôs ou macaquinhos. Os homens usam macaquinhos ou top e sunga ou top e bermuda, sendo proibido pedalar ou correr com o torso nu.

Os equipamentos acima são os "básicos"... Com o tempo  (e experiência) vamos adicionando muito mais complexidade com o propósito de melhorar a performance (ou de "sobreviver" as distâncias)...

Mesmo assim, eu acredito que o mais importante são realmente os Treinos!

2 comentários:

Anônimo disse...

O mais importante é e sempre vai ser o treino! De nada adianta todo um equipamento de última tecnologia e umas pernas mal treinadas.
Abraço, bons treinos e boas provas!
Força Vegana

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign