quinta-feira, 29 de abril de 2010

Maratona de SP comemora 2.500 anos de história dos 42 km


A história conta que neste ano o mensageiro Filípedes foi escolhido para levar a boa notícia da vitória dos gregos sobre os persas na batalha de Marathon para Atenas. O mensageiro correu cerca de 40 quilômetros entre as duas cidades e logo após a chegada, assim que deu a notícia, caiu morto.

Muitos afirmam que a história não passa de uma lenda. Outros, porém, garantem que o fato realmente aconteceu. O que importa, no entanto, é que a partir dos Primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, realizados em 1896, na Grécia, Filípedes foi homenageado com a disputa de uma corrida de 40 km, batizada como maratona.

A maratona passou a ter a distância atual de 42.195 metros em 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres, quando a prova precisou se aumentada um pouco para que os atletas pudessem começar a corrida em frente ao Castelo de Windsor, diante da família real, e terminá-la no Estádio White City. Depois de 16 anos de discussão, em 1924, na Olimpíada de Paris, o percurso passou a ser oficial.

A mais antiga maratona do mundo é a Boston, nos Estados Unidos, disputada em todo feriado do Dia do Patriota, na terceira segunda-feira de abril, desde 1897.

Maratona de São Paulo - Além da prova de 42.195 metros, o evento do dia 2 de maio terá ainda corrida de 10 km e 25 km, e uma caminhada de 3 km, dando, assim, oportunidade para a participação de iniciantes e de atletas bem experientes. A intenção é fazer com que o atleta comece uma atividade física segura, fazendo a caminhada, correndo os 10 km, depois os 25 km e finalmente a maratona.

Assim como nos dois anos anteriores, todas as provas terão largada na Avenida Jornalista Roberto Marinho e terão como atração a Ponte Octávio Frias de Oliveira, mais conhecida como Ponte Estaiada, um cartão-postal da cidade. A chegada da maratona e dos 10 km será no Ibirapuera, enquanto a prova de 25 km terminará na Avenida Escola Politécnica, ao lado do IPT. Já a caminhada de 3 km terá a linha de chegada na própria Avenida Jornalista Roberto Marinho.

Estaremos lá... 
Correndo... Correndo... Correndo...Correndo... Correndo... 
Como fez o mensageiro Filípedes!

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign