terça-feira, 26 de outubro de 2010

Treinamento Mental: Monólogo Interno


Monólogo interno
É  uma conversa interna consigo mesmo, objetivando modificar estados emocionais presentes: “o monólogo interno vai desde experiências encobertas, silenciosas, até vocalizações com voz baixa, expressões treinadas para mobilizar o potencial psicofísico do atleta”.

 Alguns autores afirmam que sujeitos que apresentam problemas emocionais, passam 50% de seu tempo repetindo uma fala interna negativa e que nesses casos é necessária a modificação dessa fala silenciosa e não uma simples adição de palavras positivas.




Efeitos do Monólogo interno:
  • Bloqueio dos pensamentos negativos;
  • Aumento do número de pensamentos positivos;
  • Aumento da confiança;
  • Modulação da ativação;
  • Melhora das condições para tomada de decisão;
  • Aumento da motivação;
O monólogo interno focado no aumento da motivação é caracterizado por pensamentos de auto-afirmação, auto-instrução ou pela mentalização positiva do movimento que envolve a ação. Por exemplo, em uma situação de pênalti no futebol, tanto o batedor, quanto o goleiro, devem mentalizar pensamentos de sucesso na definição da jogada. Isso acarretará num incremento de motivação aumentando a chance de êxito.

Quanto à duração e freqüência das sessões, é muito importante a total consciência do atleta, pois o monólogo interno é praticado individualmente, e portanto, cada atleta aprende a usá-la e controlá-la quando necessário.


O que me motivou a escrever sobre esse assunto foi durante a Ultramaratona Bertioga - Maresias (75Km ) realizada no último sábado, onde tive a oportunidade de presenciar padrões comportamentais extremos causados - acredito eu - principalmente pela falta de um profundo monólogo interno.

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign