terça-feira, 26 de outubro de 2010

Entrevista com Sérgio Cordeiro

 

O triatleta de longas distâncias, Sérgio Cordeiro, de 56 anos, dará início dia 14 de novembro, no México, a mais uma de suas ideias "insanas": fazer 20 provas de Ironman em 28 dias



Como funciona a mecânica desta prova? 20 Ironmans em 28 dias. É isso mesmo?
Sim, pois em 2010, que é ano par, a prova é realizada com as modalidades em sua totalidade, sendo: 76km natação - 3600km ciclismo - 844km corrida. Já no ano ímpar, 2011 por exemplo, será um Ironman por dia, 20 vezes (20 dias).

Quantos atletas se habilitaram a enfrentar este desafio contigo?

Até o momento somos 15.

Como será sua programação nutricional para o deafio?
Na verdade não será muito diferente de meu dia-a-dia do treinamento. A maior dificuldade é que serão 40 dias num país com hábitos alimentares bem diferentes. O que pretendo fazer na prova é através da suplementação alimentar suprir essas dificuldades, pois minha grande vantagem é que, como  minhas dificuldades me ensinaram, faço com o que posso ter. 
   
Como foi seu treinamento? Quais os maiores treinos realizados?
 Por incrível que pareça, a distância da competição não é o maior obstáculo.  Mas sim o entorno da longa duração, onde cada modalidade tem que ser realizada de maneira 100% correta: ou seja, nadar, pedalar e correr o mais confortavel possível; e o trabalho de hidratação, alimentação, devem ser sempre com a filosofia de não repor, e sim deixar o seu corpo sempre abastecido de todos os componentes para o consumo durante a atividade.  A longa distância tem como grande ensinamento, você aprender a se conhecer, e afirmo que ese é o grande segredo do vencedor.
Quanto aos treinos: Na verdade, no ano passado, quando o organizador da prova me enviou a mensagem informando sobre o Double Deca, em novembro de 2009, meus treinamentos não mais pararam, o que quero dizer que teria que somar todos os treinos até agora.  O que quero dizer é que não paro nunca, treinos que viram  noites, é o dia inteiro nadando, pedalando, correndo.  Já fiz por exemplo sessões de dois, três dias direto de natação, ciclismo e corrida. Um dia nadei toda a manhã 5.000mts; almocei, e voltei à tarde para nadar mais 5.000mts; voltei à noite e nadei mais 2.000mts. No dia seguinte nadei 8.000 mts direto. No ciclismo foram três dias de 250km, 350km e 450km. Na corrida foram séries de 60km, 80km, 120km.
 Eu quero vencer!, cm muita consciência do que posso e devo fazer.  Eu treinei muito para isto. A grande e maior diferença é que vivo e curto tudo isso intensamente, sem me agredir, sem obseção.          

É o maior desafio de sua carreira?
Sim, pelo que sei é a maior prova de performance individual do mundo. Para quem acha que é uma prova de resistência, vá lá e pague pra ver. Meu Deus, os dez dias de Deca Ironman que eu já fiz que o digam! Aliás, estou em busca de quem queira estar lá comingo durante os 40 dias.   Está feito o convite!

 Fonte: 3Zone

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign