sábado, 11 de setembro de 2010

Dia Mundial Sem Carro

Acontece em todo o mundo, no dia 22 de setembro, o Dia Mundial Sem Carro. Neste dia, todas as pessoas são incentivadas a deixar o carro em casa e ir para o trabalho, escola ou passeio de uma maneira diferente. Seja de bicicleta, de transporte público ou até a pé. A ideia é mostrar que é possível cumprir sua rotina sem depender de um veículo.
Nos últimos anos temos assistido a uma mobilização cada vez maior da sociedade no sentido de considerar a bicicleta como meio de transporte sério e viável, inclusive pelo próprio esgotamento do modelo de transporte atual, completamente centralizado nos carros.
A campanha do Dia Mundial Sem Carro nasceu na França, em 1998, com apenas 35 cidades participantes. Em 2000, outros países da Europa passaram a adotar a data e o manifesto tomou força. O movimento chegou ao Brasil em 2001, com a participação de 11 cidades. Em 2004, mais de 1.500 cidades participaram da ação, distribuídas em 40 países.
No ano passado, o número subiu para mais de duas mil cidades distribuídas em mais de 40 países. Praticamente todas as grandes cidades brasileiras participaram da iniciativa, dentre elas São Paulo, Belo Horizone, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Campo Grande, Natal, Maringá, Salvador, Belém, e muitas outras. Lembrando que para participar oficialmente, a prefeitura da cidade deve fechar uma ou mais ruas para o trânsito de automóveis.
Além do fechamento de algumas ruas, muitas outras atividades são realizadas neste dia, tais como: bicicletadas, panfletagens e desafios intermodais, no qual vários meios de transporte “disputam” para ver quem cumpre um determinado trecho em menor tempo. No ano passado a bicicleta venceu!
Há também a realização de passeios ciclísticos, caminhadas e a instalação de “vagas vivas”, onde a população é convidada a se conscientizar sobre o espaço público voltado para a convivência, o lazer e áreas verdes que são geralmente ocupados pelos automóveis.
E se a rua não tivesse carros?
Vamos participar!


Running on Empty from Ross Ching on Vimeo.

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign