sábado, 21 de agosto de 2010

Sacos de Jornal

Dia desses, quando recusei a sacolinha plástica numa loja, ouvi da moça do caixa: mas como você faz com o seu lixo? Não foi a primeira vez que me perguntaram isso. A grande justificativa das pessoas que dizem que "precisam" das sacolinhas é a embalagem do lixo. Tudo bem, não dá mesmo pra não colocar lixo em saco plástico, mas será que não dá pra diminuir a quantidade de plástico no lixo? Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana é usar um único saco plástico dentro de uma lixeira grande na área de serviço, por exemplo, e ir enchendo-o por alguns dias com os pequenos lixinhos da casa (da pia, do banheiro, do escritório). Se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc), pode ir direto para a lixeira sem proteção. No caso dos lixinhos da pia e do banheiro (absorventes, fio dental, cotonetes), o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. Leva 20 segundos. A ideia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí. 
Veja:
Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.


Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, mantendo a base para baixo.

Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.

Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.

Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:

Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.

Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.


Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:

Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!

É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!

Que tal?

Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo!
 Textos e Fotos Produzidos por: Juliana Valentini

10 comentários:

marli disse...

Gostei, vou utizar no banheiro la de casa, uma boa ideia...
Parabéns!
\o/simbora treinar
\o/ simbora correr
www.marlipaluga.blogspot.com
Twitter:@marlipalugan

malena disse...

Gostei muito da sugestão e passarei a adotá-la.
Parabenizo-o pela idéia e por sendo membro da ala mais forte de nossa sociedade, se preocupar com estas coisas, o que não é comum

Unknown disse...

Achei máximo essa idéia...parabéns, precisamos mesmo cuidar de nosso planeta.
A propósito, já fiz o saquinho de jornal e estou usando em meu stúdio.
A quantidade de "lixo limpo" que usamos aqui em casa é um absurdo.
Um abraço!

Unknown disse...

Amei a idéia dos sacos de jornal para "lixo limpo".Já usamos caixas de papelão para transportar as compras do super mercado.Adorei o blog.

Aninha disse...

Gostei muito da idéia, mas tem um porém, depois que o saco de papel estiver cheio, precisarei colocar numa sacola plastica pra o lixeiro recolher, senão corro o risco do saco se desmanchar na lixeira...

Anônimo disse...

Muito boa ideia! Ha' tempos estava procurando comprar sacolas de papel grandes o suficiente para caber no lixo do banheiro. Nunca as encontrei. Agora o problema esta' resolvido!

~♥~ Fuxicos e Retalhos ~♥~ disse...

Sem duvida uma ideia a ser divulgada, adorei, e ja vou twittar..rsrs
Vou ser sua seguidora

Boa semana, beijos

Renata

@fuxicosretalhos

Juliana Valentini disse...

Olá, Alberto!
Sou a Juliana, criadora do saquinho de jornal.
Minhas fotos e textos, postados em 6 de dezembro de 2009, foram copiados e começaram a circular pelo país em um e-mail anônimo, sem menção a fonte. Imagino que foi assim que você tomou conhecimento da novidade.
Fiquei muito feliz com a aceitação da idéia mas chateada por não ter sido mencionada.
Te convido a conhecer o blog e peço, por favor, que por consideração e respeito a direitos autorais, adicione na sua postagem o meu endereço:
http://www.deverdecasa.com/2009/12/saquinho-de-jornal.html
Será um prazer ter meu post divulgado aqui, mas imagino que você concorde comigo que citar a fonte é uma atitude super do bem, assim como seu trabalho, por isso conto com a sua compreensão.
Um abraço e parabéns pelo blog,
Juliana Valentini

Andrieli disse...

Adorei seu blog!!
meu próximo sonho a se realizar será aprender a costurar, seu craft room ficou lindo olhando deu até mais vontade =)

de uma passadinha no meu blog bebe ainda hehehehe

www.amarsonharerealizar.blogspot.com

bjus da Andri

Anônimo disse...

Idea favolosa, bravissima e grazie
Silvia

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign