terça-feira, 10 de agosto de 2010

Educativo para Águas Abertas: POLO

via Espírito Outdoor de Rodrigo Langeani em 09/08/10

educativo travessia águas abertas A respiração frontal é fundamental para a orientação em águas abertas
A maioria dos nadadores de fundo e triatletas, embora participem de competições em águas abertas, na maioria das vezes 90-100% é feito na piscina. O problema é que em águas abertas não tem a linha preta no fundo para orientação, é preciso levantar a cabeça para olhar as boias de marcação e se os músculos das costas e do pescoço, principalmente os trapézios, não estiverem fortes o atleta poderá ficar dolorido após a competição.
Para que isso não aconteça você pode incluir um exercício simples em seu treino que irá fortalecer os músculos usados durante o movimento de tirar a cabeça fora d’água para se orientar. Esse exercício chama POLO.
Como fazer:
Nade crawl com a cabeça totalmente fora d’água, tente manter a cabeça parada e olhando para frente, não rotacione seu pescoço para respirar do lado. Mantenha a sua pernada constante e forte para evitar que seu corpo afunde.
Sugestão:
Para quem nunca fez esse educativo comece nadando não mais que 25m direto (ex.: 4×25 POLO c/ 20” desc.). A medida que você se condicionar poderá aumentar a distância do educativo para 50m ou até 100m nadando sem parar.
Pra que serve?
Ao fazer o educativo POLO com frequência você irá fortalecer os músculos usados na orientação das águas abertas especialmente em condições extremas onde há água muito mexida e/ou com ondas.
Bons treinos!

Enviado para você por Andre Cruz através do Google Reader:

Um comentário:

Bruno D'Angelo disse...

Alberto, como vai?

Agradeço a sua visita a meu blog. Tentei te responder via email, porém, o mesmo sempre retorna com mensagem de erro.

Acompanho seu blog diariamente.É excelente!

A respeito desta postagem,eu também recomendo esse educativo, pois o utilizo e acho muito bom!

Um abraço!

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign