quarta-feira, 21 de julho de 2010

"Clube da Luluzinha" vai de bicicleta até para balada

 
Elas vão à padaria, ao trabalho, à faculdade e até mesmo à balada de bicicleta. São as Pedalinas, um grupo de meninas que usa a bike como meio de transporte.
Todo primeiro sábado do mês elas se reúnem na praça do Ciclista, onde a Paulista encontra a Consolação, para falar sobre o que só as mulheres que enfrentam o trânsito de bicicleta entendem. E para pedalar, claro.
Editoria de Arte/Folhapress
As pioneiras (atualmente são 20, e quase 60 na lista de discussão do blog pedalinas.wordpress.com) já participavam de outros grupos de ciclistas, mas eles tinhas poucas mulheres, além de muitas dúvidas que os meninos não sabiam responder.
Como se impor no trânsito (território que consideram machista)? Como chegar ao trabalho arrumada? Decidiram fundar um grupo só de meninas para trocar ideias e ajudar as iniciantes a perderem o medo do trânsito.
Camila de Oliveira, 28, analista financeira, pedala ao menos 12 km todos os dias. Ela sai de casa e percorre 6 km até a estação de trem. Embarca com sua bicicleta dobrável e desce na estação Berrini. De lá faz um trajeto curto até o trabalho. Tudo isso de terninho ou saia.
"Você percebe que, na prática, não precisa se vestir com roupa especial." Mas muita gente se espanta, conta Camila, que pedala há dois anos e meio. Ela se juntou às Pedalinas em fevereiro, com o grupo já formado.
FÔLEGO
O visual e a preparação física, segundo as Pedalinas, são as questões que mais suscitam dúvidas entre as iniciantes. Que roupa usar? Como não chegar toda desarrumada e suada? Será que tenho fôlego suficiente?
Talita Noguche, 24, que mora na Aclimação, trabalha em Pinheiros, estuda na USP e faz todo esse trajeto em sua bicicleta. Para ela, as meninas devem usar "o que quiserem, a roupa de sempre". "Com o tempo, o exercício deixa de ser aeróbico, o corpo acostuma e não sua tanto."
Aline Cavalcante, 24, uma das fundadoras do grupo, diz que vê mais mulheres na rua hoje e acha que estão perdendo o medo.
Pela lei, as bicicletas, além de fazer parte do trânsito, têm a preferência.


Fonte:
VANESSA CORREA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign