quarta-feira, 7 de julho de 2010

Até a praia, de bike

Você já pensou em ir de São Paulo até Santos de bicicleta? Tomar um banho de mar e voltar? Para alguns ciclistas isso já é perfeitamente possível.

Desde o dia 29 de maio o grupo Cicloaventureiros tem monitorado dezenas de ciclistas pela Estrada Velha de Santos – Caminho do Mar, passando no Parque Estadual Serra do Mar, núcleo Itutinga Piões. Um caminho íngrime, desafiador, mas  muito bonito que enche os olhos de quem se aventura por lá.
Apesar deste trecho estar situado no Parque sob a responsabilidade da Fundação Florestal, a descida da Serra é administrada pela EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A) que por meio do grupo Cicloaventureiros reabriu as portas para a visitação de ciclistas, com estrutura de segurança, carros de apoio e monitores treinados, não sendo permitido descer desacompanhado.

Do Alto da Serra até a Praia do Gonzaga, em Santos, são aproximadamente 70 km. Esse percurso é considerado ‘nível médio’, mas existe a opção de fazer um passeio sossegado, mais curto e com velocidade média de 10 Km/h que vai até o fim da estrada, em Cubatão, algo em torno de 10km de belas paisagens.
Quem vai até a praia  pode retornar pedalando pela mesma estrada ou com uma van que custa 5 reais. ”O trajeto não é longo, mas é em sua maioria subidas e descidas não muito pesadas”, afirmou Thiago Santos, um dos participantes.

Todas as bicicletas passam por uma breve revisão antes da descida enquanto os donos ouvem uma pequena palestra de como é o caminho e algumas instruções de procedimento. Os monitores analisam o estado geral de manutenção: rolamentos, pneus, e principalmente freios, por se tratar de uma descida. Portanto, o  ideal é passar por um mecânico antes de encarar a viagem, garantindo que a bike esteja sempre em ordem.


Existem algumas construções ao longo da estrada que tornam o caminho mais atraente e mágico, como os casarões de pedra que os visitantes podem entrar e fotografar à vontade.
“O barulho de dezenas de bicas, transforma a estrada numa sinfonia de música da natureza. Macacos, beija-flores, pássaros de cantos únicos, infestam a região, agora bem cuidada, limpa e cheia de informações em suas placas. Realmente vale a pena…por tudo!” Relato emocionado da ciclista Iramaia Ávila

“A princípio os passeios serão realizados no último final de semana do mês o dia inteiro e nos demais finais de semana somente nas primeiras horas do dia (até às 8:10hs). Podem descer a Serra até 200 pessoas e qualquer um que goste de pedalar e que tenha uma bike está convidado”
Durante todo o passeio os monitores reforçam a idéia de preservação da natureza, não permitindo qualquer forma de degradação ambiental, como deixar garrafas, sujeiras ou resquícios de lixo.
O lema, segundo Iramaia, poderia ser: “tire deste lugar maravilhoso somente fotos, deixe somente pegadas…”
E leve na memória muita história pra contar
Veja mais fotos de Flávio Uemori Yamamoto e Thiago Santos

Serviço:
Descida para Santos pela Estrada Velha
Valor: R$25 (sem considerar a van de retorno, que é opcional)
Mais informações: Cicloaventureiros (11) 3711-7030   (11) 3711-7030      


Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign