quinta-feira, 24 de junho de 2010

Asics Noosa Tri 5

Asics Noosa Tri 5
Asics Noosa Tri 5

O Asics Noosa Tri é um tênis alusivo ao famoso Noosa Triathlon Festival, que acontece em Queensland (Austrália),uma das três maiores provas do mundo na distância olímpica. Mais do que um tênis alusivo ao triathlon, esse é um tênis para o triathlon.
A primeira coisa que chama atenção no tênis é seu visual inovador e ousado, inspirado nos temas alegres e divertidos do Festival. Além de ter cores muito interessantes, o tênis pode ser facilmente encontrado na transição, o que é uma grande vantagem em provas cheias e que não utilizam o sistema de sacolas.
Quando olhamos para o Asics Nossa Tri 5 não parece se tratar de um tênis de competição, dada a estrutura do solado, com mais amortecimento. Porém, quando pegamos o calçado, vemos que ele é surpreendentemente leve. Para ser ter uma idéia, o Asics Hyperspeed 4, o mais leve da marca e considerado um dos melhores tênis de corrida do mundo, pesa 215 gramas o par. Já o Noosa Tri pesa 285 gramas, apenas 70 gramas a mais. Mesmo assim, ainda tinha a impressão de não ser um tênis de perfil baixo.
noosatri
Detalhe do acabamento interno
noosa-triDetalhe do cadarço de elástico
 
Essa impressão passou depois que fiz alguns treinos com o tênis. Nos treinos de velocidade o tênis mostrou uma resposta incrível, digna de um bom race flat. Fiz também um treino de 20 quilômetros com o tênis e o mesmo se mostrou bastante confortável para um tênis desse peso, com muita estabilidade. Essa estabilidade vem de um detalhe importante, o cabedal possui um design assimétrico de amarração muito bem bolado. O sistema de amortecimento é o consagrado I.GS. da Asics. Isso faz do Asics Nossa Tri um grande candidato para provas de Ironman e meio Ironman. E as provas curtas?
noosa-tri
A língua presa no cabedal permite até mesmo correr sem cadarço.
noosa-tri
Solado.
Por se tratar de um tênis específico para o triathlon, o Nossa Tri 5 tem um acabamento interno impecável, permitindo correr tranquilamente sem meias em provas curtas. Fiz dois treinos ritmados sem meia e meu calcanhar não apresentou nenhuma ferida (vejam a foto do detalhe do acabamento interno). O tênis é envolto com um mesh bem fino e permeável, o que permite a evaporação muito rápida da água e o mantém leve. Há ainda furos de respiração e vazão de água no cabedal, itens muito úteis em provas de triathlon.
Os detalhes foram realmente muito bem pensados. Por exemplo, a língua do tênis não fica solta, mas presa no cabedal, o que facilita muito na hora de calçar o tênis rapidamente, como acontece em provas curtas.
Outro ponto que me chamou a atenção: A Asics inclui um par adicional de cadarços de elástico nessa versão, a prova definitiva que é realmente um tênis específico para o triathlon. Eu, particularmente, uso elástico em todos os meus tênis, inclusive os do dia-a-dia, e isso me deixou muito, mas muito satisfeito.
Não é à toa que Reinaldo Colucci, um dos maiores triatletas brasileiros de todos os tempos, tem usado esse tênis:

colucci030510g1 130x130 Review de tênis de corrida: Asics Noosa 
Tri 5
Reinaldo Colucci é um dos adeptos do Noosa tri
Logo no primeiro treino que fiz com o Gel Noosa TRI eu pude sentir uma estabilidade e retorno da passada de uma maneira que a muito tempo não sentia em um tênis, apesar de uma aparência de um solado de perfil mais alto o par é extremamente leve. A durabilidade do tênis também impressiona, mesmo após algumas centenas de quilômetros rodados com mesmo par é possível reparar que tanto a estrutura de amortecimento quanto de propulsão continuam intactas, mantendo a sensação na passada idêntica a do mesmo calçado quando novo. Sem dúvida um tênis ideal para treinar e competir com qualidade.” – Reinaldo Colucci

A Asics conseguiu atingir uma excelente combinação entre peso e amortecimento em um tênis específico para triatletas. Trata-se também de um dos poucos tênis que permitem treinar e competir com qualidade, seja em provas e treinos curtos ou longos.
Já estava convicto que faria o Ironman deste ano com o Asics Hyperspeed, mas os testes com o Nossa Tri 5 me fizeram mudar de idéia, pois o benefício do conforto e resposta compensam, e muito, os 70 gramas a mais.
Especificações:
Asics Gel Noosa Tri 5
Código: T022N
Tamanhos: 7-12,13,14,15 (EUA)
Peso: 285g
Preço: R$399,00 na Procorrer

Um comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign