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FOTO 8As dicas abaixo servem tanto para os pneus clincher, usados em bicicletas de estrada (speed) como também nas mountain bikes.
As mountain bikes que usam pneus de kevlar, são ainda mais fáceis de desmontar e montar, às vezes não precisando de espátulas para montagem e desmontagem.
Pare em lugar seguro, numa rodovia procure um lugar escondidinho onde possa trabalhar sem medo de acidentes, assaltos e de preferência numa bela sombra.
Solte o engate rápido, solte a trava do freio (no caso das speeds) e tire a roda.
Com o pneu totalmente murcho, aperte suas laterais com os dedos para facilitar sua retirada (figura 1). Comece a soltar com as espátulas pelo lado oposto à válvula (figura 2). Tire somente um lado do pneu totalmente do aro. A seguir puxe para fora toda a câmara de ar (figura 3).
Certifique-se que não há nada que possa furar de novo seu pneu, como um vidro ou uma ponta metálica. Coloque a câmara reserva começando pelo bico (figura 5). Para facilitar essa operação você pode inflá-la um pouco com umas bombeadas de ar.
Iniciando pela válvula, encaixe de volta o pneu do aro com muito cuidado, deixando a última parte a ser encaixada para a parte próxima do bico.Para facilitar esta operação, certifique-se que o pneu está bem encaixado e assentado no fundo dos aros. Aperte com os dedos toda a volta do pneu para se certificar que ele está bem encaixado. Use a força dos punhos para encaixá-lo corretamente (figura 6).
Uma maneira que facilita é segurar a roda na horizontal forçando-a contra seu abdômen (figura 7) enquanto seus punhos tentam encaixar o resto do pneu no aro. Após encaixa-lo no aro, apoie a roda montada contra uma árvore ou mesmo a perna um amigo e encha o pneu o máximo que puder com sua bomba. Coloque-o de volta na bike, apertando o engate rápido e o cabo do freio nas mtb, fechando a travinha nas speed.
Se precisar fazer um remendo na estrada, com a câmara nas suas mãos infle-a bastante e procure pelo furo. Para facilitar coloque a câmara próxima do seu rosto para poder sentir o arzinho de onde vem, já que às vezes numa rodovia é difícil ouvir o barulho do ar.
Localizado o furo lixe ao seu redor com o seu dedo molhado espalhe bastante cola (figura 4) deixe secar uns 2 minutos.
Dica: Com um isqueiro queime a cola por 3 segundos, ela secará na hora!! Mas cuidado com fogo...
Infle a câmara até ficar redondinha, com a cola já seca, aplique o remendo, que pode ser o pré-pronto estrelinha, ou os tipo Vipal que você pode recortar do tamanho desejado. Segure-o com as mãos e faça pressão com os dedos do centro para as extremidades e espere uns três minutos até secar completamente.
Antes de montar tudo de novo, teste a câmara para ver se não há mesmo vazamento e proceda a montagem como acima. Agora é só encher o pneu (figura 8).
Procure trocar seus pneus antes de alisarem até o fim, isso evita furos e aborrecimentos. Bons pneus e boas câmaras fazem pares perfeitos, não adianta gastar R$ 90,00 num Michelin Axial e montá-los com câmaras de R$ 4,00.
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Um comentário:
Ótimo! AGora vc precisa ensinar a trocar o tubular!!
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