sexta-feira, 21 de maio de 2010

Escolha e use o seu corretamente



Escolha e use o seu corretamente

Capacetes salvam vidas e são obrigatórios na prática de alguns esportes sobre duas rodas. Seja numa prova, num treino ou simplesmente numa volta pelo bairro, vale a pena usar o seu, se você ainda não tem, guarde uma graninha e veja abaixo algumas dicas antes de comprar o seu.

  • Até o final dos anos 70 usavam-se umas tiras almofadadas feitas de couro que cobriam a cabeça do ciclista. Eram pesados, feios e não protegiam 100% nossas cabeças.


  • Nos anos 80 surgiram os primeiros capacetes feitos de isopor e cobertos com tecidos. Eram quentes como fornos, e pesadinhos.


  • No final dos anos 80 eles ganharam aberturas para ventilação e o isopor ficava sob uma camada de acabamento de plástico.


  • Hoje eles são bem mais leves, pesam de 230 a 340 gramas em média. Têm várias aberturas para ventilação, alguns chegam a ter 28 aberturas, têm formato aerodinâmico, encaixe para viseiras e visores além de sofisticados sistemas de fecho.

  • Raros no passado, hoje há diversos modelos especialmente desenvolvidos para crianças.

  • Para bikers mais radicais, praticantes de freeride e downhill, o ideal são os capacetes fechados, também conhecidos como full face, pois protegem melhor o rosto, a boca e consequentemente os dentes do piloto.

  •  
    PREÇOS
  • Existem capacetes com preços que variam em média de R$ 60 a R$ 800. Todos têm a função de proteger sua cabeça, não é necessário gastar uma fortuna para isso.


  • Às vezes você pode fazer excelentes negócios em lojas com modelos em promoção. São modelos fora de linha na Europa e EUA, comprados por lotes e que chegam no Brasil a preços bem razoáveis. Com sorte e paciência é possível encontrar modelos importados a partir de R$ 60.


  • No geral considere isto: Quanto mais moderno o modelo, mais leve e com mais aberturas de ventilação, mais caro ele será.


  • Os preços vão subindo de acordo com a moda da temporada. Sim, existe também a bike fashion e os Estados Unidos e Europa ditam a moda. Se você quiser um capacete igual ao último do Julien Absalon ou do Lance Armstrong, prepare o bolso.

  • COMO ESCOLHER?
    Vá até uma boa bike shop, com certeza você encontrará vários modelos. Vá até uma e experimente... prove vários modelos.
    A parte mais importante da escolha é o tamanho correto. O capacete de tamanho ideal não pode ficar muito folgado e chacoalhar em sua cabeça. Também não pode ficar apertado e fazer pressão em sua testa, nuca ou têmporas.


    O AJUSTE CORRETO
    Ele deve ter um pouquinho de folga, o suficiente para ser confortável e só.
    Alguns modelos vêm com três medidas de almofadas para que você faça um ajuste fino desta folga. Se você tem cabelos compridos, certifique-se que há uma abertura na parte posterior que permita você usar o cabelo preso à rabo-de-cavalo.
    Como usar o capacete?

    Antes de tudo é preciso ajustar corretamente as correias. Isso varia de modelo para modelo, leia o manual de instrução, peça se necessário ajuda ao vendedor da loja.
    Finalmente ao colocar o capacete sobre a cabeça deixe-o nivelado. Como regra básica deixe o espaço da largura de um dedo entre suas sobrancelhas e o capacete.
    Jamais use seu capacete inclinado para trás como se fosse um boné. Deixando sua testa à mostra ela estará exposta a pancadas em caso de queda.



    CONSERVAÇÃO E LIMPEZA
    • Após aquele treino maluco num dia de sol, suor de cavalo que cai pra todo lado....o correto é colocar seu capacete no varal à sombra para secar. Não o guarde molhado de suor. Se preferir, passe uma água após o uso.
    • Às vezes é necessário lavar com sabão neutro as espumas internas, para tirar o odor. O corpo externo e as tiras podem ser limpas com um pano embebido em sabão, é comum ocorrer deposito de sal nas tiras. A parte interna do casco também pode ser limpa com um pano com água e sabão.
    • Para deixar seu capacete brilhando e conservar a pintura como nova, basta encerar o casco uma ou duas vezes por ano com cera para automóveis do tipo "Grand Prix", deixar secar e polir com uma flanela seca.

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