A empresa americana DigitalGlobe publicou imagens de satélite daquele que pode ser o maior vazamento de petróleo da história. O acidente aconteceu na última quinta-feira (22), no Golfo do México, e especialistas consideraram o fato de grande gravidade, pois a plataforma Deepwater Horizon explodiu na terça-feira (20) e afundou dois dias depois. O satélite Quick Bird, da DigitalGlobe, fornece imagens coloridas do derramamento.
As imagens mostram 1.600 quilômetros de águas cotaminadas e áreas de praias em risco, pesca prejudicada, espécies ameaçadas entre outros fatores. Ainda, alguns cientistas previram que o petróleo poderá se prender na correnteza do golfo, levando para a Costa Atlântica. Ademais, o impacto final do tragédia será medido de acordo com outros fatores como clima, correntes marítimas, propriedades da substância e o esforço para estancar o fluxo.
Porém não é a primeira vez que isso acontece, o Golfo do México sofre constantemente pequenos vazamentos, de refinarias e indústrias químicas que cruzam o local. Embarcações, helicópteros e aviões ainda estão buscando por desaparecidos no local.
As imagens estão disponíveis no site www.flickr.com/photos/digitalglobe-imagery
Nenhum comentário:
Postar um comentário