quarta-feira, 26 de maio de 2010

Comrades Ultramarathon: A medalha

A medalha manteve-se fiel no tamanho e no design desde a sua criação em 1921. (Apesar das críticas de várias pessoas)
A medalha tem 29 milímetros de diâmetro e apresenta as palavras "Comrades Marathon e Maritzburg - DURBAN" e ao meio a figura de Hermes caminhando com os pés alados e capacete.

A figura de Hermes foi escolhida como o emblema da Comrades Marathon, com base em sua fama como o mensageiro dos Deuses segundo a Mitologia Grega. Ele era também o Deus das viagens terrestres e Patrono das Estradas, daí sua relevância para Comrades Marathon.
Medalha de PrataA primeira medalha foi concedida em 1921: A Medalha de Prata e continuou sendo concedida a todos os finalistas do evento até 1931. Uma exceção a esta regra foi a medalha de bronze especial atribuída a LEW Pearson, que completou a distancia em um tempo de 12h20min, em 1921. 
Medalha de OuroEm 1931 ocorreu a introdução da Medalha de Ouro, concedida aos primeiros seis homens classificados. (Mulher não corria!)
Medalha de Bronze  Em 1972 ocorreu a grande mudança: medalha de ouro para os 10 primeiros, de prata para os atletas que completavam a prova abaixo de 7hrs30min  e medalha de bronze para aqueles que terminam a corrida abaixo de 11hrs 00min.
Em 1980, por causa do custo do ouro e da prata, a qualidade das medalhas se adequou as "novas necessidades": As medalhas de ouro tornou-se medalhas de prata revestida com ouro.


Folheado a MedalhaEm 2000, ano do milénio, viu-se a introdução de uma nova medalha, o ROWAN BILL para ganhar precisava-se alcançar um tempo entre 7hrs:30min e 9h 00min. Uma medalha de bronze com um centro circundado por um anel de prata e nomeado após Bill Rowan o vencedor do primeiro Camaradas em 1921.  Seu tempo ganhando sendo 8hrs 59min, portanto qualquer um ganhar um Rowan Bill teria que completar o evento mais rápido do que o vencedor da primeira corrida.
A medalha de cobre novo, o quinto da série, foi acrescentado em 2003 com a introdução da medalha CLAPHAM VIC para os que terminam entre as 11hrs 00min e 12hrs 00min. Isso coincide com o aumento da alocação de tempo para completar o evento de sub 11hrs a 12hrs sub.
A Comrades Marathon foi introduzido em 2005 e daí em diante foi concedido aos corredores que completarem uma serie consecutiva 'subindo e descendo'.  Como acontece com qualquer inovação, o prêmio nunca foi destinado a quem completou em anos anteriores, devido a restrições administrativas. No entanto, em resposta à demanda popular, a CMA decidiu fabricar a medalha Back-to-Back e disponibilizar para a compra de corredores que já preencheram os critérios. 
A nova medalha - o "Wally Hayward" - foi introduzida em 2007.  A Comrades Marathon Association quis homenagear um dos maiores atletas da África do Sul, e ao mesmo tempo a reconhecer o excelente desempenho de atletas de elite que quase perder a medalha de ouro. Esta nova medalha é concedida àqueles que não terminar no top 10, mas completar a corrida dentro de seis horas. . O falecido Wally Hayward foi um dos maiores corredores de todos os tempos na Comrades Marathon. Suas sete medalhas incluiu cinco vitórias, três delas recorde executado.Wally continua a ser a pessoa mais velha a terminar a corrida.

Medalhas Atuais

Gold Medals Medalhas de Ouro Primeiros 10 homens e 10 primeiras mulheres
Wally Hayward Medals Medalhas Wally Hayward Posição 11 a sub 6hrs 00min
Silver Medals Medalhas de Prata  6hrs a 7hrs 30min
Bill Rowan Medals Bill Rowan Medalhas 7hrs a sub 9h 00min
Bronze Medals Medalhas de Bronze (essa é a minha!) 9h 00min a sub11hrs 00min 
Vic Clapham Vic Clapham 11hrs a 12hrs 00min 

Medalhas comemorativas

Em apenas três ocasiões, a medalha de alteração no tamanho e design. O tamanho da medalha comemorativa manteve-se constante em 40 milímetros de diâmetro, embora o design das medalhas foi específico para a ocasião.
1975  - Uma medalha especial foi cunhada para comemorar o 50 º aniversário da Comrades Marathon.
1988 -  Uma medalha especial foi cunhada para comemorar o 150 º Aniversário da Cidade de Pietermaritzburg.
2000 -Uma medalha especial foi cunhada para comemorar o 75 º aniversário da Comrades Marathon ea corrida do Milênio. Esta foi uma das poucas medalhas para alterar a expressão 'Maritzburg - DURBAN para' ler 'DURBAN - Maritzburg.
Em 2005, o 80 º ano do evento, viu uma diferença sutil,
A tradicional Maratona Comrades medalha não mudou em 80 anos - ele é humilde e preciosa, assim CMA não mexer com a medalha de reais. 

Medalhas na corrida das mulheres

Mulheres foram reconhecidos em 1975 com eles, sendo concedidas medalhas de bronze.
  • De 1979 a 1981, uma medalha de prata foi atribuída à primeira mulher.
  • Em 1983, a Medalha de Ouro foi criado para a mulher 1.
  • Em 1988 Medalhas de ouro foram concedidas aos primeiros três mulheres e, em 1995, esta foi aumentada para os primeiros 5 mulheres.
  • A partir de 1998 as primeiras 10 mulheres receberam medalhas de ouro, o mesmo caso dos homens.

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign