Dez dias após o carnaval, um grupo de pessoas mergulhou na área do Farol da Barra em Salvador - BA para confirmar a notícia de que havia uma quantidade absurda de lixo espalhada pelo fundo do mar naquela área.
Mesmo com a água um pouco suja por causa das chuvas do dia anterior, logo identificaram o local. Na verdade o lixo não estava espalhado, mas concentrado em um canal provavelmente em razão do movimento das marés. Uma cena lamentável! Eram pelo menos mil e quinhentas latinhas metálicas e garrafas plásticas.
Assustados, decidiram não retirar o material naquele dia na esperança de tentar sensibilizar algum veículo de comunicação para fazer uma matéria com imagens subaquáticas. A intenção era compartilhar aquela agressão carnavalesca com nossa população e os donos da folia.
Fizeram contato com pelo menos três emissoras e todas pediram que enviássem e-mails com fotos, foi o que fizeram imediatamente. Aguardaram respostas por dois dias e como não tiveram qualquer retorno, optaram por retirar o lixão de lá para evitar maiores danos.
Sem cilindro de ar e contando apenas com duas pranchas de SUP (Stand Up Paddle) e alguns sacos grandes, os quatro mergulhadores retiraram do fundo do mar tudo o que podíam naquela tarde.
Pouco antes de o sol se pôr conseguiram finalmente colocar todo o lixo na calçada. Muitos curiosos, inclusive turistas, olhavam intrigados a atitude dos voluntários e a todo o instante os questionavam sobre a origem daquele resíduo. A resposta estava na ponta da língua: Carnaval!
Fonte: Instituto Nina Rosa
Um comentário:
Vergonhoso... Acho que se as pessoas querem se divertir, que o façam com educação.
Abraço, Sandro
Postar um comentário