Vale como registro...
No último sábado (10 de Outubro), a ilha de Kona, no Havaí, reuniu os triatletas mais lendários da prova do triathlon mundial, a 31ª edição do Ford Ironman World Championships 2009, com triatletas de 58 países.
A disputa como sempre são os 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e mais uma maratona, ou seja, 42 km de corrida. Este ano a prova teve o número recorde de 1853 participantes, e os homens foram a maioria, representando 72,6% do total de participantes. As mulheres ficaram com os 27.4% restantes, somando 508 competidoras, entre elas a brasileira Fernanda Keller, cinco vezes campeã do Ironman Brasil e que vai ao Havaí pelo 23º ano consecutivo, a única atleta do mundo a participar de uma das mais duras provas do mundo como profissional.
Na elite foram 154 triatletas brigando pelo título de campeão - 101 homens e 53 mulheres. Mas, a prova tem outros números interessantes, este ano foram 10 atletas com idades entre 75 e 79 anos e mais um atleta acima de 80 anos na disputa.
Na disputa por categorias, a mais numerosa entre as mulheres é a de 40-44 anos, com 80 competidoras. A lendária competidora Sister Madonna Buder estava de volta para mais um Ironman em Kona, com seus 79 anos. A mais jovem atleta na prova veio do Canadá, Ryann Frases, com apenas 20 anos.
Este ano, Fernanda Keller foi homenageada pelo Ironman, durante a Parada das Nações, o desfile oficial que abre as festividades durante a semana do evento, Fernanda foi a “Grand Marshall”, lugar reservado para as grandes estrelas do esporte. Fernanda afirmou que se preparou muito para a prova e que teve a ajuda de feras, como o australiano campeão mundial do Ironman, Greg Welch. Na elite masculina, o Brasil foi representado por Reinaldo Colucci.
O Brasileiro Reinaldo Colucci completou a prova na 22 posição com 8h53′4″
Fernanda Keller, 46 anos, completou a prova em 10:37:44, em seu 23º Ironman em Kona.
Chrissie Wellington ganhou a prova na categoria feminina (veja abaixo)
Chrissie Wellington ganhou a prova na categoria feminina (veja abaixo)
2 comentários:
Emocionante!!!
Para participar neste tipo de competição eu acho que você precisa ter uma saúde maravilhosa e não tão algo para manter e obter assim que eu penso como associações como sul américa saúde, que nos permitem fazê-lo.
Postar um comentário