sábado, 11 de julho de 2009

Yes, nós temos banana...

Diretamente do DF (Aguardando a Maratona de Brasília amanhã...):
Ela é uma das frutas mais consumidas no mundo. Além de suas vantagens nutricionais, que a faz ser baastante procurada por atletas, sua "embalagem" é considerada perfeita, fácil de abrir em qualquer lugar.
Banana é banana em português, inglês, espanhol e italiano. Em francês e alemão, vira banane. Acredita-se que a origem so termo venha de banan, que significa dedo, em árabe.

Seu nome botânico vem do latim - Musa sapientium - e pode ser traduzido como fruta dos homens sábios.
Considerada uma das culturas mais antigas do mundo, a banana teria vindo do Sudoeste Asiático. Sua origem conhecida remonta à Antiguidade. Perdendo-se em registros da mitologia grega e indiana - nestes, o fruto é descrito inclusive em poemas épicos como Mahabharata e Ramayana.

Os nutricionistas esportivos afirmam que a banana é rica em carboidratos - que fornece energia ao organismo -, em potássio (mineral importante para o funcionamento dos músculos) e em vitamina B6, importantíssima para a formação das células do sangue e de substâncias do cérebro. Ela também ajuda a manter o bom humor.
A banana contém triptofano, nutriente envolvido na produção de serotonina (substância conhecida por corredores e que é responsável pelo humor).

Sua fama de evitar câimbras, segundo os nutricionistas, nasceu pelo fato de a fruta conter potássio. Mas, ela ressalta que as câimbras são multifatoriais, ou seja, nem sempre acontecem por deficiência de potássio.

Claro que a fruta é uma boa opção aos esportistas e atletas... É importante ressaltar que o potássio é um mineral importantíssimo para o funcionamento adequado dos músculos, inclusive do músculo cardíaco.

Bons Treinos com boa alimentação: dupla perfeita!

3 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Aeee Alberto, boa a matéria amigo...Showw!!!
Estou na torcida para que vc faça uma boa maratona...
Depois nos conte como foi.
Que DEUS te acompanhe.
Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Esqueci de lhe dizer, estive olhando os seus próximos desafios e vi que vc tá queimando muito asfalto hein...rsss...Olha pelo que eu vi as suas provas que vc está fazendo lhe dá o direito de entrar para o Rol dos Marathon Maniacs!!! Aproveite meu amigo...

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com

Correr é meu SPORT disse...

Boa prova amigo, espero que tudo corra da melhor maneira possível.
Um abraço
Clênio Cordeiro

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign