quarta-feira, 15 de julho de 2009

Dieta Vegetariana

Acredito que quase todos os meus amigos corredores e leitores do Overrunning, ao saberem de minha opção vegana, desejariam fazer a seguinte pergunta:

POR QUE SER VEGETARIANO?

Resolvi, então, publicar neste post, matéria da jornalista e vegetariana desde de nascença: Luciana Santos, como segue abaixo:


Os principais motivos que levam pessoas a adotarem uma dieta vegetariana

Por Luciana Santos

As principais motivações que levam pessoas a se tornarem vegetarianas podem ser resumidas em seis itens:

1. Proteção aos animais - é a motivação mais frequente. Trata-se da conscientização de que matar animais é um tipo de violência, tanto mais cruel quanto se sabe que os bichos sofrem, sentem dor e percebem quando se aproxima a hora de serem abatidos. Parece ainda mais bruto quando se tem provas de qu

e a carne não é um alimento indispensável. No entanto, o senso comum acha que é normal trucidar animais, que eles são "inferiores" e estão aí para "nos servir". Muita gente que se horroriza com as touradas ou a farra do boi, não pensa duas vezes antes de ir para uma churrascaria, e ainda acha argumentos para defender tal incoerência. Podemos observar, portanto, que aderir ao vegetarianismo por compaixão aos animais é uma iniciativa bastante pessoal, diretamente ligada ao grau de conscientização de cada um.

2. Saúde - muita gente evita o consumo de "carne vermelha" por tomar conhecimento dos males que traz à saúde, o mesmo acontecendo com a carne de frango, que dizem ser muito carregada de hormônios e químicas. Este pensamento funciona, em muitos casos, como o passo inicial na direção da dieta vegetariana.

3. Vegetarianos de nascença - indivíduos que nascem em famílias vegetarianas e são acostumados desde pequenos a não comer carne. Observação: Dentro do universo dos vegetarianos de nascença existem aqueles casos mais raros, de pessoas que nascem em famílias não-vegetarianas, mas recusam carne desde bebês. (Confira em Perguntas Frequentes).

4. Motivações religiosas - são indivíd

uos que não comem carne por aconselhamento de alguma religião.

O Hinduísmo, por exemplo, prega o vegetarianismo, e considera o leite como alimento puro. Mesmo assim, na Índia atual, por influências ocidentais, apenas uma parte dos hinduístas é vegetariana, como mostra o depoimento abaixo, retirado do blog Indiagestão, da professora brasileira residente na Índia, Sandra Bose:

"Nem todo indiano é vegetariano. Esta é mais uma das falsas ideias propagadas ai no ocidente. Eu não tenho dados estatísticos, mas o que observo é o aumento de consumo de carne com este êxodo de indianos para países ocidentais. Os sikhs, os cristãos, os zoroastristas, os budistas, os islâmicos e uma parcela dos hindus são carnívoros. Só uma parcela de hindus e alguns budistas são vegetarianos".

5. Ecologia - sabendo que a produção de gado tem grande impacto ambiental, muita gente se preocupa em diminuir ou até mesmo abolir o consumo de carne de boi sem excluir, no entanto, as "carnes brancas". Para alguns, esta mudança de hábito acaba levando ao vegetarianismo.

6. Gosto pessoal - há pessoas que têm nojo de carne e, apenas, não gostam, da mesma forma que tem gent

e que não gosta de jiló, de café, de leite, de abobrinha etc.

(Meus motivos são todos esses com excessão - infelizmente - dos itens 3 e 4)

Outras leituras:

Sitio Veg

GuiaVegano

SVB

2 comentários:

W. AVILA disse...

Prezado Alberto
Apesar de não ser vegetariano, admiro muito aqueles que o são, em um país onde a cultura é cada vez mais voltada para a produção e o consumo, em quantidades(soja transgênica, fazendas de gado invadindo a Amazonia. Há um bom tempo passei a consumir carne, principalmente a vermelha, com muito mais moderação e consciência. Tenho um filme, que talvez conheça "A Carne é Fraca", do competente Instituto Ana Rosa, que é um libelo fantastico contra o consumo de carnes. Caso queira disponibilizá-lo para seus leitores do Blog, está à disposição.
Parabéns mais uma vez e um grande abraço.
W. Avila

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Caro amigo Alberto, bom dia, parabéns pela escolha de ser vegetariano, uma pergunta já que os vegetarianos não comem carne, por causa que os animais tem vidas e pela torturas que eles recebem, mais os vegetarianos não consomem verduras, folhas...pois as plantas que vcs consomem também não tem vida...Não estou aqui te criticando, só quero que vc me tire essas dúvidas...

Bons treinos,

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign