Monólogo interno
É uma conversa interna consigo mesmo, objetivando modificar estados emocionais presentes: “o monólogo interno vai desde experiências encobertas, silenciosas, até vocalizações com voz baixa, expressões treinadas para mobilizar o potencial psicofísico do atleta”.
Alguns autores afirmam que sujeitos que apresentam problemas emocionais, passam 50% de seu tempo repetindo uma fala interna negativa e que nesses casos é necessária a modificação dessa fala silenciosa e não uma simples adição de palavras positivas.
Efeitos do Monólogo interno:
- Bloqueio dos pensamentos negativos;
- Aumento do número de pensamentos positivos;
- Aumento da confiança;
- Modulação da ativação;
- Melhora das condições para tomada de decisão;
- Aumento da motivação;
Quanto à duração e freqüência das sessões, é muito importante a total consciência do atleta, pois o monólogo interno é praticado individualmente, e portanto, cada atleta aprende a usá-la e controlá-la quando necessário.
O que me motivou a escrever sobre esse assunto foi durante a Ultramaratona Bertioga - Maresias (75Km ) realizada no último sábado, onde tive a oportunidade de presenciar padrões comportamentais extremos causados - acredito eu - principalmente pela falta de um profundo monólogo interno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário