Óleo é gordura. E gordura é megacalórica (tem 9 calorias em 1 grama). Portanto engorda, certo? Nem sempre! Os óleos funcionais, provenientes de sementes e de frutas oleaginosas (linhaça, gergelim, castanha-do-pará, macadâmia e amêndoa), facilitam a perda de peso, além de outros tantos benefícios.
O POTENCIAL DE CADA ÓLEO
Todos eles têm o poder de facilitar a perda de peso. Mas cada um tem sua particularidade: um tipo de fibra especial, um componente que mantém as toxinas à distância...
LINHAÇA
Extraído da semente dourada ou marrom, é campeão de ômega 3 - tem quase 60% desse ácido graxo, o dobro da dose encontrada no óleo de salmão, aclamado como grande fonte dessa gordura boa. E o que esse nutriente tem a ver com perda de peso?
Reduz os processos inflamatórios, dificultando a formação de dépositos de gordura. Outra ação:
"Melhora o equilíbrio da glicose no sangue, o que reduz a produção exagerada de insulina", explica Lucyanna. Isso prolonga a sensação de saciedade, evitando que você exagere nas calorias.
Como usar: duas colheres de sopa por dia na salada, associado ao azeite de oliva para melhorar o sabor.
GIRASSOL

Esse óleo ajuda a
amanssar a fissura em doce. O segredo?
Contém triptofano, precursor da serotonina - hormônio que da uma levantada no humor. E, bem humorada, você tende a esquecer do chocolate e da goiabada. Mas é a presença de
magnézio e selênio que mais chama a atenção dos especialistas. "Os estudos sugerem uma relação inversa entre a ingestão dessa dupla de minerais e a incidência de câncer, provavelmente por induzirem reparos no DNA", afirma Golbspan.
O selênio e o magnézio também equilibram a pressão alta e previnem crises de enxaquecas.
Como usar: duas colheres de sopa por dia em pratos salgados, como massas e ensopados, sempre depois de prontos.