
As questões, portanto, que eu gostaria de discutir neste post é:
Quais os cuidados que devemos tomar durante uma Maratona com chuva?
Quais o preparativos pessoais para se enfrentar alguns quilômetros molhados?
Segue abaixo algumas dicas que considero importantes, ou no mínimo, interessantes:
1. Um bom aquecimento se faz necessário preparando a musculatura para enfrentar a demanda da maratona, e o resfriamento rápido do corpo proporcionado pela associação da chuva e do vento frio, principalmente em situações de inverno;
2. Estar completamente em dia com a questão alimentar, pois um organismo com deficiências nutricionais e energéticas, pode estar suscetível a uma queda da capacidade imunológica, podendo ocasionar processos infecciosos como gripes e resfriados.
3. O uso de roupas especializadas, como “gore-tex”, evitam que se molhe o corpo e assim se mantém o calor corporal em casos de clima frio e com chuva.
4. A utilização de meias apropriadas que evitem o aparecimento de bolhas, bem como de produtos que aumentem a lubrificação da pele em locais de maior atrito corporal.
Importantes também considerarmos alguns cuidados extras após a prova:
1. Levar roupas secas e quentes, deixa-las no guarda volume e, ao final da prova, imediatamente trocar toda a roupa molhada.
2. A colocação de grande quantidade de jornal nas partes internas dos tênis, assim que possível, facilitando a absorção d'água e facilitando uma secagem mais rápida.
3. Livrar-se das roupas molhadas, trocando por peças secas e que proporcionem aquecimento facilitado, de forma a agasalhar-se de imediato, pois comete-se frequentemente o erro de ficar exposto ao vento.
Enfim, durante a prova, analise bem a sua situação e faça prevalecer sempre o bom senso e nada de desânimo.
No mais é só tomar cuidado para não escorregar e cair, usar um tênis com boa aderência ajuda e muito. Evite também as poças de água e bom treino.
Segura São Pedro que é festa é na casa de São Jorge e em época de São João.
Boa Prova!
Nos vemos lá...