quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Total Immersion (TI)

 Em minha busca incansável para melhorar a natação, além dos treinos semanais (3x/semana), procuro informações em sites especializados nos assunto. Foi quando tive a oportunidade do primeiro contato com "Total Immersion".

 Esse método é utilizado para ensinar adultos a nadar e foi desenvolvido por  Terry Laughlin que o batizou de  Total Immersion (TI).
 
Alguns treinadores afirmam que: "Com a metodologia TI, em poucas sessões conseguimos mudar significativamente o estilo das pessoas a ponto de mudar a relação das pessoas com a água"

Uma dica é primeiro olhar o DVD e depois ler o livro, porque para quem nunca viu os exercícios fica quase impossível um pouco difícil de entender só com a descrição do livro.

 
Dicas para iniciantes
Aqui estão as dicas que alguns treinadores consideram mais importantes para os iniciantes:
  • Para se propulsionar para frente com o menor esforço possível, foque na rotação dos ombros tentando manter o seu corpo na horizontal (para gerar menos resistência), não adianta bater pernas que nem doido ou fazer muita força com os braços. Saiba que a pernada, para nadadores iniciantes, contribui apenas com 3% da propulsão gerando 70% de todo o cansaço.
  • Manter o corpo na horizontal é uma consequência de manter a cabeça alinhada com o corpo. Mantenha a cabeça na mesma posição de quando você está andando e faça o deslize do braço debaixo d`água e não na superfície. Veja o vídeo acima aos 49seg. Perceba como o nadador usa sua pernada; o movimento de perna serve apenas para ajudá-lo a mudar de um lado para o outro e ajudar a estender o seu braço à frente do corpo. Esse é o segredo para conservar sua energia.
  • Lembre-se que nadar crawl é nadar alternando a sua posição de um lado para o outro (voltando o tronco para as laterais da piscina), e não nadar com a barriga volta para baixo o tempo todo. Mantenha a posição estendida do corpo (igual a do educativo “perna lateral”) mudando de lado a cada braçada.
educativo nado crawl
Educativo de perna lateral é importante para que você acostume com a posição lateral do corpo.
Para quem já escalou ou fez boulder, a técnica é semelhante ao de enconstar o quadril na parede para poder alcançar mais longe. Para testar, fique encostado de frente para a parede e levante o seu braço direito o mais alto que puder. Agora vire de lado e apoio o lado direito do quadril na parede, levante o braço direito o mais alto que puder: você será capaz de levantar o seu braço pelo menos um palmo mais alto. Isso faz uma tremenda diferença.
  • “Fure” a água com a ponta dos dedos angulados para baixo e estenda os seus braços abaixo de sua cabeça. Estenda os braços mais baixo e mais longe do que você acha que acha necessário. Essa pressão para baixo irá fazer com suas pernas subam e você consiga diminuir o atrito de seu corpo com a água. Se você realizar o movimento corretamente vai quase parecer que você está nadando na descida. Veja o vídeo abaixo.
  • Foque em aumentar o tamanho das suas braçadas (menos braçadas por piscina) e não em aumentar o ritmo de suas braçadas. Tente deslizar mais a cada braçada e diminuir o número de braçadas para atravessar a piscina.
  • Durante as primeiras sessões pense na aprendizagem e não no treino ou em quanto você está nadando em cada sessão. O que queremos é treinar o sistema nervoso central para se acostumar a realizar os movimentos de forma correta, e não treinar a parte cardiovascular. Se você se sentir cansado é porque não está usando a técnica de maneira correta. Pare pense e tente fazer corretamente, repetir um exercício educativo de maneira errada é a chave para desenvolver um estilo ruim.
  • Extenda o seu braço o máximo e rotacione o corpo todo (não só a cabeça) para espirar.  Nadando em águas abertas é necessário rotacionar o corpo mais do que na piscina.
  • Pratique o educativo “patient catch” do vídeo anterior. Esse educativo é uma variação da pegada dupla mas com enfoque na rotação de tronco.  A dica é manter seu braço esticado a frente do corpo até que a outra mão entre na água.
O que vcs acham???

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign