A proteína nossa de cada dia
Simples de preparar e fácil de comer, as proteínas fazem bem para a saúde e ajudam a emagrecer. Aprenda a aproveitar melhor sua fonte de força definitiva
Por: Thais Szegö e Adina Steiman
Foto: Charles Masters
Publicado 31/03/2010
Elas são as estrelas da sua alimentação. Ou pelo menos deveriam ser. Essenciais para sua saúde, as proteínas agem na reparação e construção de tecidos. Também têm papel fundamental em dietas de emagrecimento e na prática de atividade física. Mais: favorecem a formação de massa muscular, que, por sua vez, aumenta a queima de energia.
Que nos perdoem os vegetarianos, mas as proteínas de origem animal, além de mais saborosas, são as responsáveis por alimentar o processo formador de músculos, chamado síntese proteica. Ou seja, fazem seus músculos bombar. Preparamos este especial para você aproveitar o melhor das proteínas, com muito sabor.
fonte: http://menshealth.abril.com.br/nutricao/conteudo_544922.shtml
Nosso comentário: (Fonte: Revista dos Vegetarianos)
A prática de esportes exige uma dieta especial, balanceada de acordo com o tipo de atividade desenvolvida, intensidade e frequência. É muito comum nessa área ouvir recomendações sobre a necessidade de um consumo maior de proteína - inclusive com suplementação. Entretanto, essa opção pode ser prejudicial à saúde dos rins.
Especialista em medicina do exercício, o médico nutrólogo Rogerio Frossard afirma que é um grande equívoco essa recomendação de aumento no consumo de proteína.
"O músculo é feito de proteína, mas a atividade física não consome proteína. A proteína só é consumida à medida que a reserva de carboidrato muscular se encerra. O músculo prefere consumir carboidrato à proteína", diz. " Esse engano está na cabeça do ser humano; é quase um arquétipo."
Rogerio considera esse ponto fundamental para a questão da saúde renal, especialmente para quem consome proteína animal que, como ele explica, não vem acompanhada de carboidrato, mas de gordura, que forma acúmulo no corpo. " Eu chamo a proteína vegetal de "blindada", porque é acompanhada de carboidrato."
O nutrolólogo ressalta ainda o fato de que toda dieta rica em prteína sobrecarrega os rins e o fígado. "o Ser humano não foi feito para ingerir quantidades elevadas de proteínas animal", defende Rogerio. Ele detalha o que considera a dieta ideal para o ser humano, dividindo: 10% de proteína, 10% de gordura e 80% de carboidrato - dentro desse 75% a 80% de carboidratos complexos e o restante de frutose ou algum açucar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário