
(De onde vêm essas substâncias químicas produzidos durante a corrida?)
Segundo alguns pesquisadores, nossos ancestrais pré-históricos tinham que se movimentar constantemente; às vezes como caçador, outras vezes, como caça.
Como caçador, tinha que perseguir sua presa com força e agilidade. Como presa, tinha que fugir com explosão e velocidade.
Essa era a rotina diária de nossos ancestrais depois que desceram das árvores: Eles eram obrigados a se locomover por vários quilômetros para sobreviverem em um ambiente perigoso.
Segundo a teoria, toda essa carga genética foi perpetuada pela evolução e continua até os dias de hoje.
Outro aspecto interessante é a questão da fadiga, que explica o motivo pelo qual mesmo estando exaustos, ainda assim conseguimos dar alguma explosão devido à herança genética da sobrevivência: mantemos sempre uma “reserva” energética para momentos de perigo quando é necessário fugir dos caçadores para sobreviver.
Aqueles que hoje em dia utilizam a herança genética da atividade física, em especial a corrida, estão usufruindo dos seus benefícios da evolução, para obter um melhor bem estar orgânico e psicológico.
Podemos, portanto, considerar que andar e correr são atividades físicas importantes para nós todos desde quando o Homos Sapiens ficou de pé.
Todos os hormônios produzidos durante a corrida são o resultado da evolução que priorizava a sobrevivência e a reprodução aqueles genes que mais rápido se locomovia.
Somos, portanto, resultado de todo esse processo... Então, temos que dar continuidade!
Como a vida moderna não nos possibilita "sair correndo" com nossas proprias pernas:
Bons Treinos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário