sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ciro Violin: um triatleta amador com fôlego de profissional


O triathlon entrou na vida de Ciro Violin em 1994. Na época ele jogava vôlei e aceitou um convite para participar de uma etapa do Troféu Brasil, em Santos. "Fui com uma bike emprestada e nunca tinha corrido mais do que 3 km sem parar. Finalizei quebrado em 1h26. Depois disso nunca mais parei", conta.

Filiado na Federação Paulista desde 1998, sempre manteve o equilíbrio entre as três modalidades, apesar da facilidade que tem na corrida. "Na natação, eu até que consigo me defender dentro de um bloco, e no ciclismo dependendo do dia, me saio muito bem também. Eu prefiro provas com vácuo onde temos que nadar bem e correr bem, mas faço sempre os dois tipos de competição, e nunca opto apenas por uma delas", explica.

Ciro é um exemplo de atleta. Ele coleciona títulos no geral amador. Conheça alguns:
Em 2008 foi Campeão Brasileiro Amador, vencendo as três etapas do campeonato no geral. Em 2009 foi o melhor amador no Ironman Brasil com o tempo de 9h05. No mesmo ano, também ganhou o geral amador em provas como Internacional de Santos e Long Distance de Pirassununga, com recorde de tempo (4h00:40). Em 2009 foi o melhor amador brasileiro no Ironman do Havaí e finalizou a prova como o 18º melhor amador da prova, com 9h21. Este ano venceu o geral amador no Internacional de Santos, conquistou mais uma vez a vaga para o Ironman do Havaí (mesmo com o problema de dois pneus furados no Ironman Brasil) e recentemente venceu o geral amador no Meio Ironman Brasil de Penha-SC, com o tempo de 4h00:28.

E pensar que mesmo com todas as conquistas, desde que o atleta começou no triathlon, o esporte nunca foi sua atividade principal. "Sempre tive que me dedicar a estudos e depois ao meu trabalho. O trabalho sempre me deu o dinheiro para poder participar das competições. O trabalho sempre veio primeiro, e logo depois o esporte, tanto é que sempre chamei o triathlon de meu segundo emprego. Atualmente estou começando a colocar o triathlon quase na mesma faixa de prioridade do meu dia a dia, junto com meu trabalho".

E que dia-a-dia! Ciro acorda, treina, se alimenta, trabalha, treina, se alimenta, trabalha, treina, se alimenta e dorme, para repetir tudo no dia seguinte. Toda essa dedicação teve bons resultados. Este ano o atleta já conta com patrocínios que o deixam treinar com mais tranquilidade financeira. "Hoje consigo pagar as inscrições, viagens, suplementos, e peças para a bike com uma tranquilidade maior do que eu fazia nos anos anteriores. Apenas agora estou conseguindo usar meu salário da empresa para as minhas coisas pessoais, o que era impossível até então, pois todo meu dinheiro ia para o triathlon".

Ciro já conseguiu realizar o seu maior sonho, em 2009: participar do Ironman do Havaí. Outro sonho era o de ser patrocinado por uma grande marca esportiva, o que também aconteceu. Ele é patrocinado pela NewBalance. Por isso, agora ele tem como objetivo tentar melhorar a colocação no Havaí, no dia 09 de outubro de 2010.

Além do mundial de Ironman, o atleta já tem presença marcada no Long Distance de Pirassununga, Troféu Brasil (Santos), provas de ciclismo como o Granfondo (Ubatuba) e a Copa VO2 (Campos do Jordão).

Fonte: Taísa Gentina

Um comentário:

simplifique disse...

Esse cara é foda e gente fina pra caralho.

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign